Final de lima 2019: Um Marco para a história do Turismo Esportivo

É só isso e não tem mais jeito. No sábado, 23/11 às 17h do horário de Brasília vai acontecer o confronto final da América. Flamengo e River decidem a grande Final da competição mais importante da América do Sul em 2019 em Lima, no Peru. O River Plate é o atual campeão da competição continental após vencer o Boca Juniors em 2018. Já o Flamengo, é a sensação do momento devido ao ótimo rendimento que a equipe vem mantendo após a chegada do técnico português Jorge Jesus. Afinal, a ida da equipe para a Lima teve o acompanhamento mais que caloroso de sua torcida. Sem contar que na chegada, os rubro-negros foram bem recebidos. Tanto que o “Mister”, como é chamado Jorge Jesus, comentou que “nunca viu um ambiente como aquele na vida dele”.

Na história do esporte e do turismo esportivo isso é um marco muito significativo. Até porque, o time brasileiro já vem ganhando visibilidade e a procura por ingressos para esta Final continuou intensa mesmo após a mudança repentina da sede. O Turista FC assegurou todo o processo de hospedagem e a equipe fica muito feliz em ver que pode realizar o sonho de muitos brasileiros irem ao exterior torcer pelo seu time do coração. O turista esportivo de carteirinha vai ter muita história para contar mesmo com a mudança de cidade. Os torcedores do Flamengo que já haviam comprado para o jogo que seria do Chile tiveram prioridade. Logo em seguida o clube disponibilizou mais ingressos para o jogo da Final de 2019 e todos já esgotaram.

Superstição?

Os anseios sobram bastante com a hipótese de um novo título (a equipe carioca só ganhou o único em 1981 com Zico e cia) que já há coincidências circulando na internet. O último jogo da Final de 81 foi justamente no dia 23 de novembro. Foi a terceira partida do Flamengo contra o Cobreloa. Mais que isso! Aquela Final garantiu que o Flamengo disputasse a Copa Intercontinental contra o Liverpool. Naquela época, o torneio era o Mundial de Clubes. O vencedor sul-americano disputava a taça contra o vencedor da Champions League. Não é preciso lembrar que o atual campeão da Champions League é o Liverpool e os flamenguistas mais devotos já contam uma certa vantagem com uma possível final entre Flamengo x Liverpool com vitória para o clube carioca. Mas claro, se essas coincidências valem como superstições, muitas coisas devem ser consideradas.

Antes de tudo, o Flamengo precisa ser campeão da Libertadores em cima de um dos maiores campeões da competição (o River ganhou 4 e perdeu 2 finais). O Mundial de Clubes não é mais uma disputa direta entre o campeão sul-americano contra o da UEFA Champions League. Ambos campeões seguem automaticamente para uma semi-final contra equipes vencedoras de outras competições continentais. Contudo, vale lembrar que o Liverpool tem uma equipe exemplar. Foi vice da Champions League em 2018, campeão em 2019 e atual líder da Premier League. Então, se acaso houver um confronto entre essas equipes valendo o Mundial, a conquista será mais árdua do que em 1981. No entanto, ganhará sempre quem acompanhar essa jornada até o fim. E quem sempre sai ganhando em competições internacionais é o turista esportivo.