Futebol Mundial: os maiores camisas 8 da história

Camp Nou Bernabeu

Nesse dia 08/08, nada melhor que lembrarmos dos grandes camisas 8 que passaram pelo esporte e fizeram história no futebol mundial.

Os maiores camisas 8

A princípio, o ‘camisa 8’, geralmente, é o homem que cadencia o meio-campo e que serve de ligação entre o ataque e a defesa, visto que flutua entre as áreas. Nesse sentido, vamos relembrar grandes nomes que já usaram essa camisa ao decorrer do futebol mundial. Veja abaixo oito jogadores que fizeram história com a camisa 8:

Andrés Iniesta

Não poderíamos começar com outro nome, certo? Apesar de começar no Barcelona com a 24 e usar a 6 na Espanha, foi com a camisa 8 que o jogador ficou imortalizado. Dessa forma, o jogador ficou na equipe principal do Barcelona por 16 anos, conquistando 32 títulos – incluindo quatro Champions League, nove títulos de La Liga (Campeonato Espanhol) e muito mais. Além disso, na Copa do Mundo de 2010, marcou o gol do título na Final contra a Holanda.

Iniesta se destacou por possuir uma visão de jogo invejável, aliada com um controle de bola quase perfeito. Sua elegância dentro de campo fez com que fosse considerado por muitos como o maior jogador espanhol de todos os tempos. A saber, Iniesta ainda está em atividade, com 38 anos, e conta com 83 gols e 163 assistências em 829 jogos.

Sócrates

Um dos pilares da seleção lendária de 1982, Sócrates fez história no futebol mundial – principalmente com as camisas do Corinthians e da seleção brasileira. Nesse sentido, foi um dos jogadores que deram continuidade a mística da ‘camisa 8’, visto que contava com uma influência incrível dentro e fora de campo.

Em 2006, foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada pela revista Placar para eleger o “time de todos os tempos” do Corinthians. Além disso, em 1983, foi eleito o futebolista sul-americano do ano e, incluído por Pelé, em 2004, na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história.

Ou seja, não dá para falar sobre a ‘camisa 8’ no futebol mundial e não citar o nome de Sócrates. Por fim, o rosto da famosa Democracia Corinthiana encerrou sua carreira com um legado que vai muito além das 4 linhas.

Gérson

Gérson foi uma das peças mais importantes da seleção que é considerada por muitos como a melhor da história: a seleção brasileira tricampeã em 1970. O elenco do Brasil contava com quatro ‘camisas 10’ – Pelé, Rivellino, Jairzinho e Tostão. Nesse sentido, o responsável por reger esse quarteto era Gérson, com a camisa 8, ditando o ritmo do jogo.

O jogador, conhecido como Canhotinha de Ouro, era o maestro do meio-campo não só da seleção brasileira, mas também dos times onde fez história, como Fluminense e São Paulo – com passes e lançamentos precisos. Desse modo, terminou a carreira com 253 jogos e 72 gols.

Kaká

Mais um nome que marcou a história do futebol mundial com a camisa 8, Kaká não pode ficar de fora desta lista. O jogador, que iniciou sua carreira no São Paulo, tem características diferentes dos outros citados acima. Enquanto alguns que usaram a camisa 8 são marcados apenas pelos passes e controle de jogo, Kaká conseguia aliar isso com sua velocidade e explosão, que o tornava imparável no auge.

Desse modo, em 2007, foi eleito o Melhor Jogador do Mundo, quando venceu a Champions League com o Milan e fez uma temporada inesquecível. Por fim, terminou a carreira com 527 jogos, 160 gols e 146 assistências. Além disso, é ídolo em diversas equipes, como o Milan, Real Madrid e São Paulo – além de encerrar sua carreira no Orlando City, buscando outros ares e ajudando a expandir o futebol nos EUA.

Toni Kroos

Logo após Kaká deixar o Real Madrid, Toni Kroos herdou a camisa 8 – e segue no clube até hoje fazendo história com atuações incríveis. Nesse sentido, o jogador é conhecido pela sua elegância e pelos passes precisos. Na temporada 2021/22, teve média de 77 passes por partida, com uma taxa de 95% de acerto.

O jogador não fez história apenas no Real Madrid, visto que antes de transferir-se para o clube já era considerado marcante na história de seu ex-clube, Bayern de Munique. Desse modo, Kroos é o exemplo perfeito do ‘camisa 8’ clássico, com elegância e extremo controle de espaço ao seu redor.

Por fim, atualmente o jogador conta com 651 partidas, 70 gols e 150 assistências.

Steven Gerrard

Lenda do Liverpool, Steven Gerrard é mais um dos jogadores que eternizaram a camisa 8 no futebol mundial. Desse modo, o jogador, revelado pelo Liverpool, permaneceu no clube de 1998 até 2015, quando deixou a equipe para migrar para o futebol norte-americano. Nesse sentido, é considerado uma lenda por ser um meia de ligação brilhante, junto com um poder de marcação implacável – o que o tornava um dos meio-campistas mais completos do mundo.

Nesse sentido, o jogador foi eleito o Melhor Jogador do Ano pela PFA, em 2005, após conquistar a Champions League com o Liverpool no famoso Milagre de Istambul. O jogador encerrou sua carreira em 2016 e hoje é treinador do Aston Villa, que atua na Premier League.

Por fim, Gerrard encerrou a carreira com 747 jogos, 190 gols e 169 assistências.

Frank Lampard

Se temos Steven Gerrard de um lado, temos Frank Lampard do outro. O maior jogador da história do Chelsea fez história com a camisa 8 e não à toa é considerado um dos melhores – e mais completos – meio-campistas de todos os tempos. Assim como Gerrard, aliava a elegância com raça e poder de marcação incrível, porém tinha ainda mais: o faro de gol. Lampard, mesmo sendo meio-campista, é o maior artilheiro da história do Chelsea, com 211 gols.

Nesse sentido, em 2005, foi eleito o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa, ficando atrás apenas de Ronaldinho Gaúcho, que estava no Barcelona. Em 2012, entretanto, foi um dos pilares da conquista da Champions League do Chelsea, contra o Bayern de Munique.

Desse modo, o jogador encerrou suas atividades como jogador em 2017 e, atualmente, é treinador. Por fim, conta com 891 jogos na carreira, 266 gols e 171 assistências.

Paul Scholes

Por último, mas não menos importante, outra lenda do futebol inglês: Paul Scholes. O jogador foi escolhido para substituir Eric Cantona, quando este ficou suspenso por nove meses, o que foi suficiente para mostrar sua qualidade para o mundo do futebol.

Scholes era dono de passes precisos, além de possuir uma excelente visão de jogo, chute de longa distância e arrancadas emblemáticas do meio-campo ao ataque. Entre todos os jogadores que vestiram a camisa do Manchester United, Scholes é o 7° com mais jogos pelo clube e encontra-se na 12ª posição de artilheiros do clube. Entretanto, apesar de não usar a 8 no clube, usava na seleção inglesa.

Portanto, é outro jogador que não pode ser deixado de fora quando falamos do número 8 no futebol mundial – principalmente por conta de suas características. A saber, terminou sua carreira com 708 jogos, 153 gols e 74 assistências.

Fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Copa do Mundo: conheça as camisas do Brasil