Futebol Mundial: os maiores camisas 10 da história

Neymar

Nesse dia 10/10, nada melhor que lembrarmos dos grandes camisas 10 que passaram pelo esporte e fizeram história no futebol mundial.

Os maiores camisas 10 do Futebol Mundial

A princípio, o ‘camisa 10’ é o principal jogador da equipe, o craque. Além disso, certamente é a camisa mais emblemática da história do futebol, visto que diversas lendas usaram o número ao longo da história do esporte. O número representa a liderança dentro de campo – não só técnica, mas em todos os sentidos. Desse modo, veja abaixo os dez maiores camisas 10 da história do futebol:

10 – Roberto Baggio

Roberto Baggio

Dono de um dos lances mais emblemáticos de uma Copa do Mundo, Baggio ficou muito conhecido por conta do pênalti perdido contra o Brasil. No entanto, a carreira do italiano não pode ser reduzida a apenas um lance em específico. Nesse sentido, o jogador brilhou no futebol italiano com a camisa 10 da Juventus, conquistando diversos títulos coletivos e individuais – inclusive o prêmio de Melhor Jogador do Mundo de 1993. Baggio, ainda, é o quinto maior artilheiro italiano de todos os tempos.

9 – Rivaldo

Rivaldo - futebol

Rivaldo é visto por muitos como o maior ‘camisa 10’ da Seleção Brasileira pós-Pelé. O jogador, apesar de possuir pouca mídia, é considerado como o protagonista do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 2002, apesar de Ronaldo ser o artilheiro. Além disso, já havia entregado boas atuações no Mundial de 1998, com a camisa 10, quando o Brasil foi vice-colocado. A saber, Rivaldo foi eleito o Melhor do Mundo em 1999, quando jogava pelo Barcelona.

8 – Michel Platini

Platini

Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Michel Platini não poderia ficar de fora da lista. Mesmo jogando como meia, foi um goleador incrível e ajudou a Juventus a conquistar seu primeiro título de Champions League em sua história. Além disso, foi tricampeão consecutivo da Bola de Ouro na década de 1980 – 1983, 1984 e 1985 – feito raríssimo.

7 – Zico

Zico

Um dos maiores exemplos de ‘camisa 10’ clássico na história do esporte. Zico, nesse sentido, possui mais de 500 gols oficiais na carreira atuando como meia e levou o Flamengo a glória diversas vezes. No Maracanã, anotou 333 gols e, pelo rubro-negro, 509. Além disso, Zico foi um dos maiores jogadores ofensivos de todos os tempos, visto que possuía um leque gigantesco do meio para frente, podendo contribuir com gols, assistências, cobranças de falta, dribles, etc.

6 – Puskas

Puskas

Mais um nome histórico que não pode ficar de fora desta lista. Ferenc Puskas não está aqui apenas pela sua habilidade incrível de marcar gols e recordes, mas também pela sua representatividade e na contribuição para a evolução do futebol mundial. Puskas, desse modo, vestia a 10 da Hungria, seleção que chegou a Final da Copa do Mundo de 1954, quando conquistou a vice-colocação e Puskas foi eleito o Melhor do Mundial. Além disso, fez história no Real Madrid nas décadas de 1950 e 60.

5 – Zidane

Zidane - futebol

Comparado a outros jogadores da lista, Zidane não era tão goleador, mas foi talvez o mais elegante em campo. Dono da camisa 10 da França, Zizou, em alguns momentos, parecia jogar futebol em outro ritmo, sempre com a cabeça levantada e fazendo o time ao seu redor funcionar de forma perfeita. Desse modo, foi ídolo na Seleção Francesa, no Real Madrid e na Juventus, onde conquistou títulos importantes – protagonista em todas as oportunidades. Zidane foi eleito o Melhor do Mundo em três oportunidades – 1998, 2000 e 2003.

4 – Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho

Enquanto Zidane é conhecido por sua elegância, Ronaldinho, por outro lado, é conhecido pelos seus dribles, irreverência e alegria dentro de campo. Ronaldinho foi, certamente, um dos jogadores que mais ajudaram a popularizar o futebol no início dos anos 2000, sempre fazendo o inesperado. Sua habilidade era tanta que lhe rendeu o apelido de ‘Bruxo’. Desse modo, Ronaldinho saiu com títulos por onde passou – tanto em clubes quanto na Seleção Brasileira – e recebeu o prêmio de Melhor do Mundo duas vezes – 2004 e 2005.

3 – Maradona

Maradona

Um dos maiores jogadores da história do futebol, Diego Maradona é figurinha carimbada na lista de maiores camisas 10 de todos os tempos. O jogador era mágico e, por muitas vezes, tratado como uma entidade no meio do futebol – principalmente na Argentina, após a conquista da Copa do Mundo de 1986, onde Maradona fez de tudo dentro de campo. Muitos jogadores e jornalistas consideram a atuação de Diego neste Mundial como a maior da história das Copas.

Maradona era um craque completo, que juntava todas as características de um ‘camisa 10’ perfeito.

2 – Lionel Messi

Lionel Messi

O único jogador da lista que ainda está em atividade, mas que certamente não pode ficar de fora. Lionel Messi é, para muitos, o melhor jogador da história do futebol, visto que vem fazendo mágica dentro de campo nos últimos 15 anos – e a tendência é que continue por mais algum tempo.

Messi talvez seja o jogador mais completo que já existiu do meio para frente, pois domina todas as ferramentas no momento ofensivo do jogo – passe, finalização, visão de jogo, etc. Nesse sentido, é o único jogador na história do futebol que possui mais de 700 gols e 300 assistências de forma oficial, além de ser o maior vencedor da Bola de Ouro, com sete prêmios, e também da Chuteira de Ouro, com seis.

1 – pelé

Pelé - futebol

Em primeiro lugar, o Rei Pelé, o maior jogador da história do futebol. Pelé não é considerado o maior apenas pelos seus lances mágicos e jogadas de tirar o fôlego, mas também pela sua importância na evolução do esporte. Nesse sentido, o Rei mudou a forma como o futebol acontecia e, sem ele, a camisa 10 não teria todo esse peso.

A saber, recebeu o manto de Atleta do Século por diversas revistas e instituições especializadas (L’Équipe, IFFHS, FIFA, France Football) e passou dos 1000 gols na carreira – contando com os não oficiais. Além disso, é o único jogador na história a conquistar três títulos de Copa do Mundo – 1958, 1962 e 1970. Ou seja, é impossível falar da lendária camisa 10 sem citar Pelé.

Fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Mundial de Clubes 2021: relembre como foi