Copa do Brasil: tudo sobre o título do Flamengo

Mundial de Clubes

Tudo que você precisa saber sobre a conquista do Flamengo na Copa do Brasil, o tetracampeonato rubro-negro – aqui no Turista FC.

Flamengo campeão da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (19), o Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela quarta vez em sua história. Nesse sentido, a equipe rubro-negra venceu o Corinthians na disputa de pênaltis por 6 a 5, após um empate em 1 a 1 no tempo normal. Esse foi o quarto título do Flamengo, que já havia ganhado em 1990, 2006 e 2013. Desse modo, no post de hoje, vamos entender a campanha do Mengão rumo ao título.

terceira fase

A princípio, o clube entrou na competição na terceira fase, quando encontrou o Altos, do Piauí, pelo caminho. O jogo de ida foi marcado por uma certa dificuldade da equipe rubro-negra, que venceu por 2 a 1. No entanto, o segundo jogo, no Rio de Janeiro, foi diferente e a equipe avançou para as oitavas após vencer por 2 a 0.

Oitavas de final

Logo após a terceira fase, o Flamengo enfrentou o Atlético-MG nas oitavas – em um dos duelos mais épicos do futebol brasileiro no ano. Nesse sentido, a equipe mineira venceu o primeiro jogo por 2 a 1, e muitos torcedores acreditavam que o time rubro-negro estava dando adeus à competição. Entretanto, após o final do jogo, Gabigol chamou os torcedores para o Maracanã no jogo de volta, dizendo que o Atlético “conheceria o inferno” no Rio de Janeiro.

Desse modo, a segunda partida terminou 2 a 0 para o Flamengo, com dois gols de Arrascaeta. Nesse sentido, a equipe se classificou para as quartas de final da competição em uma das partidas mais épicas da temporada.

Quartas de final

Nas quartas de final, o Flamengo enfrentou o Athletico-PR – prévia da Final da Libertadores, que acontece no dia 29 de outubro. Nesse sentido, a primeira partida foi marcada pelo duelo entre ataque e defesa. O Flamengo pressionou praticamente o tempo todo no campo do adversário em busca do gol. Entretanto, o excelente trabalho defensivo da equipe do treinador Felipão garantiu o empate no jogo de ida.

A segunda partida, por outro lado, terminou com a vitória do rubro-negro carioca, após lindo gol do atacante Pedro, que vive grande fase com a camisa do Flamengo.

Semifinais

Mais adiante na competição, nas semifinais, o Flamengo encontrou o São Paulo de Rogério Ceni, ex-treinador do clube carioca. O Flamengo venceu a primeira partida por 3 a 1, no Morumbi, e, diferente das quartas de final, buscou a vaga com certa tranquilidade. No jogo de volta, no Maracanã, o rubro-negro voltou a vencer a equipe do São Paulo, mas dessa vez por 1 a 0 – gol de Arrascaeta.

Portanto, após uma campanha praticamente perfeita – perdendo apenas um jogo -, o Flamengo chega à Final da Copa do Brasil para enfrentar o rival Corinthians. Até a final, a equipe contava com 12 gols marcados e apenas três sofridos.

A final

Por fim, temos a final contra o Corinthians. Nesse sentido, na primeira partida, as duas equipes não saíram do 0 a 0 e a decisão ficou aberta para o jogo de volta. A partida teve um panorama nervoso, com chances para os dois lados em duelo muito equilibrado. No segundo jogo, tivemos um cenário épico, visto que a partida terminou empatada em 1 a 1 – após dois gols anulados do Flamengo – e a decisão ficou para os pênaltis.

Desse modo, a equipe do Flamengo venceu por 6 a 5 nas penalidades, após Matheus Vital errar já nas cobranças alternadas e Rodinei marcar para o rubro-negro. O Flamengo conquistou seu quarto título de Copa do Brasil – 1990, 2006, 2013 e 2022.

Flamengo no século

A saber, após a conquista da Copa do Brasil, o Flamengo se isolou ainda mais como o clube com mais títulos no século 21. Nesse sentido, a equipe conta com 22 taças, enquanto Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Fortaleza completam o top-5. Veja abaixo o ranking:

  • Flamengo: 22 títulos
  • Corinthians, Cruzeiro e Internacional: 18 títulos
  • Fortaleza: 17 títulos

Além disso, se olharmos para os rivais do Rio de Janeiro, a diferença é ainda maior. O Flamengo possui 22 títulos, enquanto o segundo colocado Fluminense conta com oito, seguido por Botafogo com seis e Vasco com cinco.

Fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Mundial de Clubes: tudo sobre o Seattle Sounders