Marrocos: o crescimento do país no futebol mundial

Suárez

Entenda o processo de Marrocos para crescer no futebol mundial, com projetos de investimento desde a base do país.

O crescimento de Marrocos no futebol mundial

Em 2022, Marrocos foi um dos maiores destaques do mundo do futebol. A saber, a Seleção Marroquina chegou até as semifinais da Copa do Mundo do Catar, eliminando as favoritas Espanha e Portugal. Entretanto, o trabalho do futebol do país não vem deste ano. Na verdade, o Marrocos possui um investimento desde 2008 – uma academia nacional.

A academia

A princípio, criado em 2008 e financiado pelo Rei de Marrocos na sequência dos sucessivos resultados negativos da seleção durante as eliminatórias, o projeto teve como objetivo colocar o treinamento dos jogadores marroquinos de volta no centro das atenções. A saber, desde 2010 a academia é composta por várias estruturas em diversas cidades do país. Nesse sentido, vai de Tânger a Fez passando por Oujda, Agadir e sobretudo Rabat. Dessa maneira, no seu funcionamento, os criadores do projeto pretendiam criar uma rede que permitisse identificar e acolher os melhores jogadores de Sub-17 a Sub-13.

“Aos 12 anos, os melhores vêm ao nosso centro em Rabat para os cursos que acontecem durante as férias escolares. São quase 200 no início e no final são apenas 12 ou 13 jogadores” , descreve Abdelouahed Zamrat, atual diretor do centro.

A campanha de Marrocos na Copa do Mundo

Por fim, na Copa do Mundo de 2022, a Seleção Marroquina fez história, tornando-se a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal de Mundial. Nesse sentido, Marrocos se classificou em primeiro no Grupo F, com Bélgica, Croácia e Canadá. Logo após a classificação, nas oitavas de final, pegou a Espanha nas oitavas e eliminou a campeã do mundo nos pênaltis. Nas quartas, eliminou Portugal de Cristiano Ronaldo. No entanto, na semifinal, perdeu para a França de Mbappé por 2 a 0 – em um jogo ótimo, onde, por vários momentos, esteve melhor que a vice-campeã. Na disputa de terceiro lugar, portanto, perdeu para a Croácia por 2 a 1 e garantiu o 4° lugar na Copa do Mundo de 2022.

Os jogadores foram recebidos com muita festa no país, visto que fizeram história e seus nomes jamais serão esquecidos. A campanha da seleção foi um dos fatores que ajudaram na escolha do país como sede do Mundial de Clubes em fevereiro.

Mundial de Clubes com o Turista FC

Turista FC no Mundial de 2019, em Doha.
Turista FC no Mundial de 2019, em Doha.

Por fim, o Turista FC está preparando uma experiência épica para você, que quer ir ao Mundial de Clubes!

Nesse sentido, nossa equipe já esteve presente na última edição, quando fomos acompanhar a trajetória do Palmeiras no torneio. Além disso, a nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram no Mundial de Clubes em Doha – Catar (2019) e Abu Dhabi (2021) faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito embarcar nessa jornada, que vai premiar o melhor clube de futebol do planeta!

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Jogo das Estrelas: veja os artistas confirmados