Mundial de Clubes: tudo sobre Jeddah, a cidade-sede

Mundial de Clubes - Jeddah

Tudo que você precisa saber sobre Jeddah, a cidade-sede do Mundial de Clubes da Arábia Saudita, que acontece em dezembro de 2023.

Tudo sobre Jeddah

No dia 26 de junho de 2023, a Fifa anunciou Jidá como cidade-sede do Mundial de Clubes de 2023, que acontece na Arábia Saudita. A entidade afirma que a cidade receberá todos os jogos do torneio. Nesse sentido, as partidas acontecerão nos estádios Cidade dos Esportes Rei Abdullah, com capacidade para 62 mil pessoas, e Príncipe Abdullah al-Faisal, com capacidade para 32 mil.

O torneio acontece entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. A saber, esta edição manterá o formato tradicional da competição, com sete clubes e os campeões da América do Sul e da Europa entrando somente na semifinal.

Fuso Horário

A princípio, uma das principais diferenças entre Brasil e Arábia Saudita, é o fuso horário. A saber, o país está seis horas à frente do Brasil. Portanto, se aqui no Brasil é 10h, lá em Jeddah é 16h. Simples, né?

REI ABDULLLAH SPORTS CITY

A saber, conhecido como A Joia, este é o principal estádio da região. A saber, fica localizado ao norte do país e tem capacidade para 62 mil espectadores. O nome é em homenagem ao rei da Arábia Saudita na inauguração, em 2014.

O custo da construção do estádio foi 560 milhões de dólares – cerca de R$ 2,7 bilhões. Apesar de ter como foco principal o futebol, o estádio é utilizado para outros esportes também. É o 10° maior estádio situado em países árabes.

PRINCÍPE ABDULLAH AL FAISAL

O outro estádio do Mundial de Clubes é o Princípe Abdullah Al Faisal, o estádio original de Jidá, inaugurado em 1970. A saber, sua capacidade é menor que o citado anteriormente, com capacidade para 27 mil pessoas – visto que passou por reforma em 2021.

O estádio, além disso, é palco também para jogos da seleção da Arábia Saudita.

Quantos habitantes em Jeddah?

A cidade é o maior centro urbano da costa do país e a segunda maior cidade. Nesse sentido, conta com cerca de quatro milhões de habitantes. A saber, a cidade é considerada a capital comercial da Arábia Saudita.

RUMO AO MUNDIAL DE CLUBES COM O TURISTA FC

Mundial de Clubes
Turista FC no Mundial de Clubes de 2019, em Doha.

Por fim, o Turista FC está preparando uma experiência épica para você, que quer ir ao Mundial de Clubes acompanhar o Fluminense!

A saber, nossa equipe já esteve presente na última edição, em fevereiro de 2023, quando fomos acompanhar a trajetória do Flamengo no torneio – realizado no Marrocos. Além disso, a nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram nas edições em Doha – Catar (2019) e Abu Dhabi (2021) faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito embarcar nessa jornada, que vai premiar o melhor clube de futebol do planeta!

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Mundial de Clubes: quais os possíveis adversários do Fluminense?