O Fluminense já ganhou o Mundial de Clubes?

Fluminense - Mundial de Clubes

Tudo que você precisa saber sobre o Fluminense e se o time já venceu o Mundial de Clubes em sua história – aqui no Turista FC.

O Fluminense já venceu o Mundial de Clubes?

A princípio, a história do Fluminense com o Mundial de Clubes começa na década de 1950, quando o torneio ainda era conhecido como “Copa Rio”. A saber, o tricolor entende que conquistou o campeonato de 1952 – o que dá ao clube o título de campeão do mundo. No entanto, a FIFA não reconhece a legitimidade do título – assim como acontece com o Palmeiras, que afirma ter vencido em 1951.

A Copa Rio de 1952

A saber, o Fluminense estava no grupo de Peñarol (Uruguai), Grasshopper Club (Suíça) e Sporting (Portugal). Na fase de grupos, classificou-se em primeiro de forma invicta, visto que venceu dois jogos – Peñarol e Grasshoppers – e empatou contra o Sporting. Logo após, nas semifinais, o carioca foi muito superior ao Austria Viena e venceu os dois duelos [o jogo de ida por 1 a 0 e o de volta por 5 a 2].

Por fim, na final, que aconteceu no dia 2 de agosto de 1952, o time vence o Corinthians por 2 a 0 no jogo de ida e empata na volta por 2 a 2. Desse modo, o time conquista a Taça Rio e se intitula como campeão do mundo.

O título possui reconhecimento da FIFA?

Apesar de buscar o reconhecimento da FIFA, o clube não é considerado campeão do mundo pela instituição. Desde 2012, o Fluminense tenta obter a validação da entidade, visto que enviou um dossiê completo para a organização – com apoio de CBF e Conmebol -, mas sem sucesso.

No entanto, o Fluminense busca o título do mundo, de maneira oficial, pela primeira vez em sua história no Mundial da Arábia Saudita, que começa no dia 12 de dezembro.

QUAIS CLUBES VÃO JOGAR O MUNDIAL DE CLUBES?

A saber, o Mundial de Clubes engloba os vencedores de cada torneio continental – Liga dos Campeões da Asia, Liga dos Campeões da África, Concacaf Champions League, OFC Champions League, Saudi Pro League e UEFA Champions League. Desse modo, veja a lista completa abaixo:

  • Urawa Red Diamonds (JAP): Liga dos Campeões da Ásia 2022
  • Al Ahly (EGI): Liga dos Campeões da África 2022/23
  • León (MEX): Concacaf Champions League 2022/23
  • Auckland City (NZL): OFC Champions League 2023
  • Manchester City (ING): UEFA Champions League 2022/23
  • Al Ittihad (SAU): campeão da Saudi Pro League 2022/23
  • Fluminense (BRA): campeão da Libertadores 2023

RUMO À ARÁBIA SAUDITA COM O TURISTA FC

Por fim, o Turista FC está preparando uma experiência épica para você, que quer ir ao Mundial de Clubes acompanhar o Fluminense!

A saber, nossa equipe já esteve presente na última edição, em fevereiro de 2023, quando fomos acompanhar a trajetória do Flamengo no torneio – realizado no Marrocos. Além disso, a nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram nas edições em Doha – Catar (2019) e Abu Dhabi (2021) faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito embarcar nessa jornada, que vai premiar o melhor clube de futebol do planeta!

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Champions League: confira os times classificados às oitavas