Ayrton Senna: relembre os melhores momentos do piloto

Ayrton Senna

Tudo que você precisa saber sobre os melhores momentos de um dos maiores pilotos de todos os tempos: Ayrton Senna, que nos deixou há 30 anos.

O legado de Ayrton Senna

Passaram-se três décadas desde a trágica partida de Ayrton Senna, mas sua presença continua até hoje. No dia 1º de maio de 1994, o mundo perdeu não apenas um talentoso piloto de Fórmula 1, mas um ícone, um símbolo de perseverança e paixão pelo esporte. A saber, Senna transcendeu os limites das pistas, conquistando corações e inspirando gerações com sua habilidade excepcional, sua dedicação e sua busca pela excelência. Ainda hoje, seu legado ressoa, lembrando-nos não apenas da sua habilidade ao volante, mas também do seu compromisso com o que amava. Portanto, hoje, vamos relembrar momentos marcantes de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.

Recordes de Senna

A saber, Senna ainda detém diversos recordes na Fórmula 1. Confira abaixo:

  • Vitórias consecutivas em um mesmo GP: A princípio, Ayrton Senna conquistou cinco vitórias consecutivas no GP de Mônaco entre 1989 e 1993. Nesse sentido, até hoje, apenas Lewis Hamilton conseguiu o mesmo feito em uma mesma prova. A saber, no GP da Espanha, de 2017 a 2021.
  • Maior vencedor em Mônaco: Senna detém o recorde de maior vencedor do GP de Mônaco, com seis vitórias na prova.
  • Poles consecutivas em um único GP: Entre 1985 e 1991, Senna largou na pole position em todas as sete edições do GP de San Marino. A saber, até hoje é o recorde de poles consecutivas em uma mesma prova.
  • Poles consecutivas na temporada: Além disso, ainda é o detentor da marca de mais poles consecutivas por temporada, com oito. Senna alcançou a sequência em 1989.
  • Largadas consecutivas na primeira fila: Por fim, Senna ainda detém o recorde de mais largadas consecutivas na primeira fila. A saber, o piloto largou no 1° ou 2° lugar durante 24 corridas seguidas entre o GP da Alemanha de 1988 e o GP da Austrália de 1989.

Títulos de Ayrton Senna

A saber, Ayrton Senna possui três títulos de Fórmula 1. A princípio, temos o título de 1988, justamente em sua temporada de estreia com a McLaren. A vitória no GP do Japão, em Suzuka, foi a consagração do brasileiro em uma temporada de disputa com Alain Proist – o grande rival de Senna. No grande dia da corrida, o piloto brasileiro realizou 15 ultrapassagens e venceu seu primeiro campeonato.

Logo após, em 1990, a segunda conquista. Com seu grande rival conquistando o campeonato em 1989, Senna voltou com tudo em 1990 em busca do título – e ele veio. No GP do Japão, o brasileiro chegou com vantagem, mas perdeu posições na hora da largada. Com isso, reagiu, mas, logo na primeira curva, bateu com Proist. O abandono de ambos da corrida deu o bicampeonato ao Senna.

Por fim, o último triunfo, em 1991. A temporada é emblemática, visto que foi a primeira vez que Senna alcançou o 1° lugar no GP de Interlagos, no Brasil. Assim como nos outros títulos, a decisão aconteceu no GP do Japão. A saber, Senna largou em segundo e viu Nigel Mansell – seu grande competidor na temporada – abandonar a corrida. Com isso, garantiu o título. No entanto, ainda abriu passagem para que seu colega Gerhard Berger, da McLaren, pudesse conquistar a sua primeira vitória na escuderia.

  • Tricampeão: 1988; 1990; 1991;
  • Vitórias: 41;
  • Pódios: 80;
  • Pole positions: 65;
  • Voltas mais rápidas: 19;
  • Corridas disputadas: 161.

O que mudou após a perda de Senna?

A saber, após a morte de Ayrton Senna, uma série de mudanças em aspectos de segurança foram realizadas. A saber, atualmente, os carros contam com estruturas que protegem o corpo do piloto da cabeça aos pés. Nesse sentido, o bico, as laterais do cockpit e a traseira contam com reforços capazes de absorver o impacto de batidas. Além disso, a Fórmula 1 implementou há alguns anos uma nova barreira, chamada de “TecPro”, que agiliza o atendimento a pilotos acidentados, aumenta as áreas de escape e proteção nas pistas.

Um dos pedidos de Senna antes de sua morte foi em relação a limitação da velocidade dos carros nos boxes. Nesse sentido, a ideia saiu do papel e, atualmente, o limite é de 80 km/h. No entanto, existem algumas exceções, como Mônaco, em que o limite é 60.

Por fim, um dos mais importantes: o Hans – head and neck support, que significa apoio de cabeça e pescoço. A saber, é um dos principais equipamentos obrigatórios de um piloto de Fórmula 1, desde 2003. Nesse sentido, fica preso ao capacete e sustenta a cabeça e o pescoço do piloto para que não aconteça o mesmo que passou com Senna – onde o impacto do braço de suspensão acertou seu capacete e provocou uma fratura.

GP DE SÃO PAULO COM O TURISTA FC

Ayrton Senna foi histórico. Certamente, um dos maiores pilotos de todos os tempos. A saber, um dos seus capítulos mais lembrados e adorados aconteceu no Brasil, no GP de Interlagos, em 1991 – quando conquistou sua primeira vitória em solo brasileiro. A história foi escrita diante dos olhos brasileiros – e você pode presenciá-la novamente.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de SP 2024 acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de novembro em Interlagos e o seu pacote com ingressos incluídos está garantido conosco! Prepare-se para três dias de muita emoção, velocidade, networking e interação com a maior base de fãs da Fórmula 1! A sua procura acaba agora e o nosso pacote é perfeito para você!

Portanto, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe e consulte os mais diversos valores. Esteja presente na história da Fórmula 1 no Brasil com o Turista FC.

Clique no link abaixo e saiba mais informações:

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Fórmula 1 no Brasil: tudo sobre o GP de São Paulo