Eurocopa Feminina começa nesta quarta-feira; saiba mais

Eurocopa Feminina

A Eurocopa Feminina 2025 começa oficialmente nesta quarta-feira (3), na Suíça, reunindo as 16 melhores seleções do continente em busca do título europeu. O torneio se estende até o dia 27 de julho e movimenta o calendário esportivo com jogos de alto nível, revelações, tradição e novidades importantes no formato e na premiação. A edição marca, além disso, um novo passo para o crescimento do futebol feminino europeu e global.

O pontapé inicial, nesse sentido, será dado com dois confrontos: Islândia x Finlândia e Suíça x Noruega, ambos válidos pelo Grupo A. A Inglaterra, atual campeã, estreia contra a França em um dos jogos mais esperados da primeira rodada. Na última edição, realizada em 2022, as inglesas venceram a Alemanha na final, em Wembley, diante de um público recorde.

A edição de 2025 promete manter o alto nível e trazer mais visibilidade para o torneio. A expectativa gira em torno de seleções como Inglaterra, França, Alemanha e, principalmente, Espanha. A saber, a atual campeã mundial, a seleção espanhola chega embalada com nomes como Aitana Bonmatí e Alexia Putellas, vencedoras recentes da Bola de Ouro e referências no futebol feminino.

Suíça busca surpreender com Pia Sundhage no comando

A seleção anfitriã, Suíça, entra em campo sob o comando de uma figura conhecida dos brasileiros: Pia Sundhage. A sueca assumiu o cargo em janeiro de 2024, poucos meses após deixar a seleção brasileira. Pia treinou o Brasil entre 2019 e 2023 e, apesar de uma campanha frustrante na Copa do Mundo, deixou um legado de competitividade e organização.

Com a Suíça, Pia conseguiu o acesso à elite da Nations League e agora lidera a equipe no Grupo A, ao lado de Islândia, Noruega e Finlândia. A estreia contra a Noruega marca o primeiro grande desafio da treinadora com sua nova equipe, que aposta no fator casa e no entrosamento para buscar uma vaga nas quartas de final.

Formato da Eurocopa Feminina 2025

A saber, a Eurocopa Feminina 2025 mantém o formato tradicional, com 16 seleções divididas em quatro grupos. Dessa forma, avançam às quartas de final as duas mais bem colocadas de cada grupo. O chaveamento do mata-mata segue o cruzamento entre os grupos A x B e C x D, garantindo equilíbrio e confrontos de alto nível logo nas fases iniciais.

Logo após, as quartas de final acontecerão entre os dias 16 e 19 de julho. As semifinais, por outro lado, estão programadas para os dias 22 e 23. Já a grande final será disputada no dia 27 de julho, com expectativa de casa cheia, transmissão global e uma atmosfera de decisão.

Grupos da Eurocopa Feminina 2025:

  • Grupo A: Finlândia, Islândia, Noruega, Suíça
  • Grupo B: Bélgica, Itália, Portugal, Espanha
  • Grupo C: Alemanha, Dinamarca, Polônia, Suécia
  • Grupo D: França, Inglaterra, Holanda, País de Gales

Dois países estreiam na Eurocopa Feminina este ano: Polônia e País de Gales. A inclusão dessas seleções reforça o crescimento da modalidade e amplia o alcance da competição para além das tradicionais potências.

Histórico e maiores campeãs da Eurocopa Feminina

Desde a primeira edição, em 1984, a Alemanha domina o cenário europeu. Ao todo, a seleção alemã conquistou oito títulos, disparando na liderança do ranking. A Noruega aparece em segundo, com duas taças, enquanto Suécia, Holanda e Inglaterra possuem um título cada.

Troféu da Eurocopa Feminina de 2025 — Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Troféu da Eurocopa Feminina de 2025 — Foto: Fabrice Coffrini/AFP
  • Alemanha: 8 títulos (1989, 1991, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013)
  • Noruega: 2 títulos (1987 e 1993)
  • Suécia, Holanda e Inglaterra: 1 título cada (1984, 2017 e 2022, respectivamente)

Premiação histórica para jogadoras e clubes

A edição de 2025 marca uma virada importante na história da Eurocopa Feminina. Pela primeira vez, a UEFA implementou um sistema de premiação em dinheiro que contempla diretamente as jogadoras. As associações nacionais são obrigadas a destinar entre 30% e 40% dos valores recebidos às atletas que participam do torneio.

Ao todo, a UEFA distribuirá 41 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 264 milhões. O valor representa um aumento de 156% em relação à edição de 2022. Cada equipe já garantiu 1,8 milhão de euros apenas pela participação. Além disso, vitórias na fase de grupos valem 100 mil euros, enquanto empates rendem 50 mil euros. Clubes que cederem atletas ao torneio também receberão, no total, 6 milhões de euros em compensações.

A seleção campeã da Eurocopa Feminina pode chegar a uma premiação máxima de 5,1 milhões de euros, aproximadamente R$ 33 milhões, caso vença todos os jogos e avance até a final.

Turista FC leva você até a Eurocopa Feminina com conforto e segurança

Para quem sonha em assistir a um grande evento esportivo na Europa, o Turista FC oferece pacotes exclusivos para a Eurocopa Feminina 2025. Com suporte local, equipe especializada na Europa e atendimento personalizado, o Turista FC garante uma experiência VIP para os torcedores. Além de segurança e comodidade, a empresa também realiza viagens para Libertadores, Champions League, Fórmula 1 e outros eventos de elite do esporte mundial.

Seja para acompanhar de perto os jogos da Inglaterra, vibrar com a Espanha ou apoiar as estreantes País de Gales e Polônia, o Turista FC é a escolha ideal para viver o futebol europeu de forma inesquecível.