NBA: Gui Santos fala sobre lições na liga

NBA

Entenda o que o brasileiro Gui Santos falou sobre a NBA, como as lições e a adaptação à liga – aqui no Turista FC!

Gui Santos na NBA

Gui Santos deixou boas impressões pelo Golden State Warriors, após disputar sete partidas pelo atual campeão. Nesse sentido, o jogador comentou sobre seus primeiros passos na NBA, a maior liga de basquete do mundo.

“A experiência tem sido totalmente diferente para mim, é uma coisa que nunca tinha vivido antes. O jogo aqui é muito diferente de todos os lugares que eu já joguei, tanto em competições internacionais como competição do Brasil mesmo, o próprio NBB (Novo Basquete Brasil). Porque o jogo aqui é muito rápido e os atletas são muito atléticos. Todos, todos, sem exceção. Eles são bem agressivos na defesa e o jogo também é muito mais rápido” – afirmou Gui Santos

Além disso, o jogador ainda completou ao falar um pouco sobre a marcação da NBA. Confira abaixo:

“No momento que você acha que está livre, na verdade, já tem um cara chegando na sua cola e você tem que mudar totalmente o seu arremesso. Ou então, você precisa fazer uma bandeja muito mais rápida que o normal para você não tomar o toco” – completou Gui Santos

Primeiros passos

A princípio, o jogador de apenas 20 anos se destacou na preparação dos Warriors para a temporada. Nesse sentido, Gui participou de um torneio chamado “Clássicos da Califórnia”, contra Sacramento Kings, Lakers e Miami Heat. Logo após isso, também esteve no plantel para a Summer League, competição entre jovens que estão em busca de espaço nos elencos da NBA.

Desse modo, Gui Santos disputou sete jogos – três como titular – com uma média de 10.8 pontos, 3.2 rebotes e 1.5 assistência. Porém, apesar da experiência nova, o jogador revela que não existe fórmula secreta. Confira abaixo o que Gui disse:

“É jogar para si mesmo e jogar para os outros. Eles só pedem que não seja um cara que segure a bola por muito tempo e que você tome decisões rápidas. Eles pedem que jogue firme, tenha toda liberdade para você tomar as melhores decisões e ter a melhor performance dentro da quadra” – disse o atleta

Além disso, Gui ainda completou dizendo que foi muito incentivado a mostrar seu jogo e ficar confortável em quadra, mas que também jogasse para os outros. Desse modo, o jogador foi titular logo na estreia, onde marcou 23 pontos – cestinha da equipe. Nesse sentido, o narrador da partida chegou a brincar dizendo que ele seria o “MVP dos Clássicos da Califórnia”.

Contra o Miami Heat, envolveu muito bem seus companheiros e terminou o jogo com 12 pontos e 5 assistências. Por fim, já na Summer League, sua partida de mais destaque foi contra o Boston Celtics, quando anotou 12 pontos e 8 rebotes – 3 ofensivos e 5 defensivos. Veja abaixo os lances:

Impressões causadas pelo brasileiro

O jogador foi muito elogiado pela comissão técnica dos Warriors, após a partida contra o New York Knicks. Nesse sentido, em entrevista à NBA TV, Kenny Atkinson – assistente técnico da equipe – rasgou elogios ao ala brasileiro.

“Liguei para o Steve (Kerr, técnico dos Warriors) esta manhã e disse ‘Steve, você pode ter achado alguma coisa aqui’. Já achei um lugar para ele na rotação. Ele precisa, obviamente, desenvolver a parte física, mas é um jogador interessante” – afirmou Kenny

Entretanto, apesar do bom desempenho, Gui não teve minutagem na derrota dos Warriors para o Washington Wizards, na última partida na Summer League. Desse modo, a franquia ainda irá definir qual será o destino do brasileiro, que tem seus direitos ligados ao atuais campeões – apesar de não possuir contrato definitivo.

Por fim, o brasileiro tem três possíveis caminhos na próxima temporada: a liga de desenvolvimento da NBA (G-League), ser enviado para outra liga estrangeira ou até mesmo permanecer mais um ano no Brasil. Outro caminho, mas menos provável, é que o jogador conquiste uma das 15 vagas do elenco principal dos Warriors, ao lado de Curry e companhia.

Fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização sobre o melhor basquete do mundo!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Copa do Brasil: tudo sobre os jogos de ida das quartas