NBA: Bill Russell morre aos 88 anos

NBA

Entenda tudo sobre o falecimento de Bill Russell, uma das maiores lendas da história da NBA e o maior campeão da liga – aqui no Turista FC.

Bill Russell, lenda da NBA

Neste domingo, 31 de julho de 2021, recebemos a notícia que Bill Russell, o maior campeão da NBA, havia falecido. A notícia abalou a comunidade do basquete por todo mundo, visto que Russell é uma lenda do esporte. Nesse sentido, neste post, vamos falar sobre a grandeza de Bill e seu legado, dentro e fora das quadras.

Legado nas quadras

A princípio, quando falamos sobre Bill Russell, é impossível não falar de títulos. Até hoje, é o maior campeão da NBA, com 11 títulos – 8 consecutivos. Além disso, Russell foi eleito MVP da liga cinco vezes, além de 12 seleções para o All-Star, e 11 para o All-NBA (time da temporada).

Bill foi um dos jogadores mais dominantes da história da NBA, e é considerado por muitos especialistas como o maior pivô defensivo que a liga já viu. Desse modo, o domínio de Russell era tão grande que ele venceu 11 títulos em 13 temporadas. Ou seja, foi campeão em 85% das temporadas que participou.

Por fim, a presença de Bill foi essencial nas conquistas dos títulos, visto que o jogador era dominante também nas finais. Nesse sentido, Russell detém o recorde de mais rebotes nas finais, com 1,718 – praticamente o dobro do segundo colocado, que possui 862. Além disso, no Jogo 7 da final de 1962, Bill fez um jogo lendário, quando anotou 30 pontos e 40 rebotes!

A saber, Bill terminou a carreira com médias de 15.1 pontos, 4.3 assistências e 22.5 rebotes por jogo. Em 1975, entrou para o Hall da Fama da NBA e é até hoje visto como um dos maiores da história do jogo.

Bill Russell fora das quadras

Apesar de sua grandeza dentro de quadra pelo Boston Celtics, Russell não era amado pela torcida da franquia por conta do racismo. Nesse sentido, antes da temporada 1961-62, em Kentucky, o jogador – junto com alguns companheiros – relataram que tiveram os serviços negados por um restaurante local pela questão racial. Além disso, o ex-jogador já teve sua casa invadida em uma oportunidade, em Massachusetts, com pichações nas paredes com falas racistas, além de destruírem sua estante de troféus e defecarem na cama. Em resposta, Bill chamou Boston de ‘mercado de racistas’, de acordo com o jornal ‘Boston Globe’.

Desse modo, Bill Russell se tornou um ativista na luta contra o racismo, sendo um dos maiores seguidores de Martin Luther King. Nesse sentido, o ex-jogador participou da marcha pelos direitos civis em Washington em 1963. Além disso, se manifestou em solidariedade ao boxeador Muhammad Ali, quando o lutador se recusou a se alistar ao exército americano para ir à Guerra do Vietnã.

Em 2011, o presidente Barack Obama reconheceu a atuação civil de Bill Russell e entregou ao ex-jogador a Medalha Presidencial da Liberdade – a maior condecoração civil do país. A medalha é uma honra dada às pessoas que fizeram uma contribuição ‘especialmente meritória para a segurança ou os interesses nacionais dos Estados Unidos’.

O fim de uma lenda

Por fim, o legado de Bill é algo imensurável como podemos ver ao acompanhar sua vida – não apenas como jogador, mas também como ativista. Russell é, certamente, uma das figuras mais importantes da história da NBA e da luta contra o racismo nos Estados Unidos.

Dessa forma, várias figuras, como ex-atletas e franquias, prestaram suas homenagens ao ex-jogador através das redes sociais. Um exemplo foi a lenda Magic Johnson. Veja abaixo:

“Estou com o coração partido ao ouvir sobre o falecimento do maior vencedor que o basquete já viu, uma lenda, hall da fama, mentor e meu amigo por mais de 30 anos, Bill Russell”.

Obrigado, Bill, por ser uma lenda dentro e fora das quadras. Seu legado é eterno!

Fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização sobre o melhor basquete do mundo!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: NBA: Gui Santos fala sobre lições na liga