Copa América: Brasil vence a Colômbia e é campeão

Brasil

Tudo que você precisa saber sobre o oitavo título de Copa América do Brasil e o domínio verde e amarelo no continente sul-americano.

Brasil vence a Copa América

A princípio, neste sábado (30), a seleção brasileira de futebol feminino venceu a Colômbia por 1 a 0 e garantiu o título da Copa América – mais uma vez. Nesse sentido, esse foi o oitavo título de Copa América que o Brasil venceu, dando continuidade a hegemonia verde e amarela no continente.

A saber, até o momento tivemos nove edições do torneio, com oito títulos para o Brasil e apenas um para a Argentina. O curioso é que a seleção brasileira chegou em todas as finais realizadas, desde 1991 até 2022. Desse modo, a seleção canarinho venceu as edições de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Por outro lado, a Colômbia – que nunca foi campeã – amargou com mais uma vice-colocação, visto que já havia ficado em segundo lugar nas edições de 2010 e 2014.

A campanha da seleção até o título

O Brasil teve uma campanha perfeita até o título, visto que venceu todos os jogos e não sofreu nenhum gol. Veja abaixo os confrontos da seleção brasileira até a final:

  • Brasil 4 x 0 Argentina
  • Uruguai 0 x 3 Brasil
  • Venezuela 0 x 4 Brasil
  • Brasil 6 x 0 Peru
  • Brasil 2 x 0 Paraguai

Na final, entretanto, a seleção não foi tão dominante e venceu por apenas 1 a 0 da Colômbia – com gol de pênalti de Debinha, aos 39 minutos. Nesse sentido, o Brasil termina a competição com 20 gols marcados e 0 sofridos – o que rendeu elogios até mesmo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“O jogo foi um jogo super difícil, jogo tenso e que ficou sempre em aberto. Mas as atletas brasileiras estavam muito conscientes do trabalho e dificuldade que iriam encontrar da torcida e seleção colombiana. Mas o entrosamento delas e também a autoestima e a confiança delas foram importantes para que o Brasil saísse vencedor. A gente parabenizou tanto ela como a comissão técnica e todo o pessoal de apoio porque realmente foram muito bravos.” – afirmou Ednaldo.

Além disso, enquanto ainda estava no gramado, o presidente salientou que o objetivo para 2023 é aumentar o investimento no futebol feminino, além de trabalhar em conjunto com as federações estaduais para aumentar a formação de atletas, assim como aumentar a participação de mulheres na cadeia produtiva do futebol – desde técnicas a supervisoras.

O caminho após a conquista

Por fim, após chegar na Final da Copa América, a seleção se classificou para o Mundial de 2023 e para as Olimpíadas de Paris em 2024. Bia Zaneratto, antes da semifinal, já havia destacado a importância da classificação para a equipe.

“A gente sabe da importância desse jogo, o que traz na sequência, que é uma vaga em Olimpíada e Mundial. Estamos nos preparando muito para essa partida e tenho certeza que conseguiremos sair com a vitória e consequentemente com as vagas” – afirmou a jogadora.

Nesse sentido, a seleção busca adicionar mais títulos à sala de troféus e dar continuidade a hegemonia no continente. Além disso, o Brasil está passando por um momento de renovação desde os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 – inclusive, do elenco campeão, 18 atletas nunca haviam jogado a Copa América. Ou seja, a conquista foi um fator positivo para a comissão técnica entender que a seleção tem tudo para continuar dominante.

Fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: NBA: Bill Russell morre aos 88 anos