Mundial de Clubes: sonho dos clubes brasileiros

Neymar

Tudo que você precisa saber sobre o Mundial de Clubes, um dos torneios mais importantes do futebol mundial.

Os brasileiros no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes é um dos torneios mais importantes do futebol, visto que engloba os campeões das principais competições do planeta. Nesse sentido, o torneio começou oficialmente em 1960, com o nome de Copa Intercontinental, que acontecia entre o campeão sul-americano e o europeu. Além disso, a competição já teve seu formato alterado diversas vezes. Os times brasileiros, portanto, possuem, juntos, dez títulos em três formatos diferentes do torneio. Veja abaixo as conquistas de cada equipe:

Brasileiros que já venceram

Corinthians – 2000 e 2012

A princípio, temos o Corinthians a última equipe brasileira a vencer o Mundial de Clubes. A saber, o clube conquistou o Mundial em 2000, após vencer o Real Madrid na semifinal e bater o Vasco da Gama na grande final. Muitos questionam o título, visto que a equipe participou como convidada e não por ter vencido a Libertadores da América.

Além disso, venceu também em 2012, quando conquistaram a Libertadores de forma invicta. O Corinthians, após vencer o Boca Juniors, foi até o Japão para enfrentar o Chelsea – quando venceu por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.

Internacional – 2006

O Internacional conquistou a América e foi até o Mundial para enfrentar a equipe do Barcelona. Na ocasião, o time espanhol contava com a presença de diversos craques, como Ronaldinho Gaúcho (vivendo seu auge), Deco e Iniesta. Porém, apesar do elenco estrelado, o Barcelona não conseguiu vencer e viu o Inter sagrar-se campeão com gol de Adriano Gabiru, que marcou na reta final e deu o título para a equipe colorada.

São Paulo – 1992, 1993 e 2005

A saber, o São Paulo é único clube brasileiro tricampeão mundial, com campanhas memoráveis. Nesse sentido, o primeiro título veio em 1992, contra o Barcelona de Johan Cruyff – conhecido como “Dream Team”. O time construiu uma dinastia, mas não foi páreo para o São Paulo de Telê Santana.

Logo após a conquista, em 1993, o time paulista volta ao Mundial de Clubes, mas dessa vez contra o Milan – que não venceu a Champions League. O clube vencedor, Olympique de Marseille, foi punido pela Fifa por conta de um esquema de manipulação de resultados no Campeonato Francês. Desse modo, a vaga no Mundial foi para o vice-campeão europeu Milan. Ao chegar na final, portanto, viu o São Paulo vencer por 3×2 e levar o bicampeonato mundial para casa.

Por fim, em 2005, a equipe do São Paulo enfrentou o Liverpool de Gerrard e companhia. O jogo foi marcado por uma atuação perfeita do goleiro Rogério Ceni. Desse modo, a equipe sagrou-se campeã mundial pela terceira vez em sua história.

Grêmio – 1983

Em 1983, o Grêmio tornou-se a primeira equipe gaúcha a vencer o Mundial de Clubes. Nesse sentido, a equipe enfrentou o Hamburgo, campeão da Champions League. A partida terminou 2 a 1, com o clube brasileiro vencendo na prorrogação. O destaque da partida foi Renato Gaúcho, ídolo da equipe – como treinador e como jogador -, que marcou dois gols na final e garantiu a vitória do time.

Flamengo – 1981

A geração de ouro do Flamengo nos anos 80 marcou também seu lugar no Mundial de Clubes. Sob o comando de Zico, um dos maiores camisas 10 da história do futebol, o Flamengo venceu o Liverpool, atual campeão da Liga dos Campeões na oportunidade, por 3 a 0. A conquista foi importante não apenas para o clube, mas para o futebol brasileiro em si, que voltava a ser campeão mundial após 18 anos sem um título.

Santos – 1962 e 1963

Por fim, temos as primeiras conquistas mundiais da história do futebol brasileiro, com a lendária geração dos anos 60 do Santos. Nesse sentido, a equipe era formada pelo quinteto lendário do Santos, com Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pepe e, claro, Pelé. Na final do Mundial, portanto, o Santos goleou o Benfica de Eusébio e companhia por 5 a 2, no Estádio da Luz, e sagrou-se campeão mundial.

Logo no ano seguinte, em 1963, o Santos volta ao Mundial de Clubes e vence a equipe do Milan após perder o primeiro jogo e virar o placar na partida de volta.

Viaje com o Turista FC

Equipe do Turista FC e clientes presentes no Mundial de Clubes de 2021.
Equipe do Turista FC e clientes presentes no Mundial de Clubes de 2021.

Por fim, o Turista FC está preparando uma experiência épica para você, que quer ir ao Mundial de Clubes!

Nesse sentido, nossa equipe já esteve presente na última edição, quando fomos acompanhar a trajetória do Palmeiras no torneio. Além disso, a nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram no Mundial de Clubes em Doha – Catar, em 2019, faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito embarcar nessa jornada, que vai premiar o melhor clube de futebol do planeta!

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Copa do Brasil: tudo sobre o primeiro jogo da final