Maracanã: conheça o palco da Final da Libertadores

Maracanã

Tudo que você precisa saber sobre o palco da Final da Libertadores da América de 2023 e um dos maiores estádios do mundo: o Maracanã.

Conheça a história do Maracanã

A história do Maracanã, apesar de ter se popularizado em 1950 – na Final da Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai – começou bem antes. A princípio, em 1938, quando o Brasil estava tentando ser sede do Mundial, o presidente da FIFA à época, Jules Rimet, veio ao Rio de Janeiro. Em 1946, a confirmação da Copa no Brasil aconteceu e dois anos depois, 1948, começaram as obras do Maracanã.

Na ocasião, estima-se que o custo total foi de 250 milhões de cruzeiros, com capacidade para cerca de 200 mil pessoas.

Por que o nome Maracanã?

Anteriormente, logo na inauguração, o estádio recebeu o nome de Mendes de Moraes [prefeito do Rio de Janeiro] ou Estádio Municipal do Derby [terreno usado na construção foi o do Derby Club da Tijuca]. Entretanto, logo virou Maracanã por conta das aves que viviam pela região, conhecidas como Maracanã-guaçu.

O nome [atual] Estádio Jornalista Mário Filho chegou apenas em 1966, criado para homenagear o irmão de Nelson Rodrigues. A saber, Mário foi um dos maiores incentivadores da construção do estádio onde ele está hoje. À época, a vontade era de construir o estádio em Jacarepaguá. No entanto, o jornalista foi até a imprensa e convenceu a cidade e o país de que era possível ter um estádio no centro do Rio de Janeiro, com fácil acesso para todos.

Qual o primeiro jogo do estádio?

A saber, o primeiro jogo do Maracanã foi entre as seleções Carioca e Paulista, no dia 16 de junho de 1950. O duelo teve gol do lendário Didi, que na época atuava pelo Fluminense, mas terminou com vitória da seleção Paulista por 3 a 1.

Como está o Maracanã atualmente?

O estádio, após as obras para a Copa do Mundo de 2014, ficou conhecido como o ‘Novo Maracanã’, com capacidade para 78.838 pessoas. O palco da Final da Libertadores é nível 5 estrelas na Avaliação FIFA.

Grandes feitos do Estádio
  • Zico é o maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols;
  • O estádio já recebeu duas Finais de Copa do Mundo – 1950 e 2014;
  • Pelé marcou seu milésimo gol da carreira no Maracanã, de pênalti;
  • O maior público da história do estádio é o da final da Copa do Mundo de 1950: 119.854 pessoas.

INGRESSOS PARA A FINAL DA LIBERTADORES COM O TURISTA FC

E falando de Maracanã, o estádio será o palco da Final da Libertadores da América de 2023, que estaremos presentes – e queremos você conosco. A saber, o Turista FC conta com pacote terrestre e ingresso incluído para a Glória Eterna de 2023, na Cidade Maravilhosa – e quer você conosco. Veja abaixo informações sobre o pacote:

PACOTE FINAL DA LIBERTADORES 2023 NO RIO DE JANEIRO

  • Pacote terrestre de 3 noites – com ingresso incluído – de 2 a 5 de novembro;
  • 3 noites de hospedagem, com café da manhã, no Hotel Laghetto Stilo Barra, em apartamento stilo lateral mar;
  • Ingresso para a Final da Libertadores, no dia 4 de novembro;
  • Traslados de ida e volta;
  • Kit torcedor;
  • Acompanhamento da equipe do Turista FC;
  • Seguro viagem nacional.

A saber, o Turista FC esteve presente em diversas edições passadas da Libertadores – 2022, 2021 e 2019 – para acompanhar as torcidas brasileiras rumo à Glória Eterna. Portanto, para saber mais sobre nossa participação, clique aqui e veja a experiência completa de nossos clientes em 2021, em Montevidéu, na final entre Palmeiras e Flamengo.

Mas e aí, está esperando o quê? Que tal garantir sua vaga? Para mais informações, clique no botão abaixo e esteja presente para ter a experiência de assistir a Final da Libertadores no Rio de Janeiro, em um dos maiores templos do futebol mundial: o Maracanã!

Leia também: Ingressos para a Final da Libertadores 2023 já estão à venda?