A NFL está de volta! E com ela, o estádio mais barulhento do mundo

Amigo, chegou a hora! A liga de esporte mais rica do planeta dá a largada para mais uma temporada nesta quinta-feira, dia 10 de setembro. O atual campeão New England Patriots recebe o Pittsburgh Steelers em seu estádio, nas imediações de Boston.

Chegou o momento também de voltar a testemunhar a torcida mais barulhenta do mundo em ação. Pensou em Boca Juniors? Perdeu! Flamengo ou Corinthians? Perdeu de novo! O inferno do esporte está localizado na Costa Oeste dos Estados Unidos, quase junto à fronteira com o Canadá.

Todos os ruídos levam ao CenturyLink Field, casa do Seattle Seahawks, time que disputou as últimas duas edições do Super Bowl (ganhou uma e perdeu outra). É o lugar que entrou para o Guinness World Record como estádio mais barulhento do mundo – 137.6 decibéis registrados num jogo recente contra o New Orleans Saints.

Essa atmosfera faz alguns dos adversários tremerem. Às vezes é quase impossível os jogadores se comunicarem dentro de campo, mesmo lado a lado. Mas será que isso acontece pelo fato de os torcedores dos Seahawks serem os mais fanáticos da NFL? Ou será que a vida junto ao ar do Pacífico lhes confere uma força extra de pulmão? Nada disso.

Sim, os fãs do Seattle são muito animados. No entanto, o CenturyLink Field atinge níveis de recorde mundial de som graças ao seu desenho. O bilionário Paul Allen, proprietário do time, queria um estádio com essa característica quando encomendou a obra ao arquiteto Jon Niemuth. Assim, a obra concluída em 2002 é um verdadeiro templo do barulho.

O CenturyLink é construído na menor área da NFL, em comparação com todos os demais estádios da liga. Mesmo assim, não é nada pequeno, já que abriga 67 mil torcedores. Cerca de 70% dos assentos são cobertos por uma espécie de toldo, em formato de parábola. Ou seja, parte do som emitido não escapa pelo ar, mas volta direto para o campo. Além disso, a arquibancada do setor norte é feita de alumínio. Nesta parte da arena, quando a torcida bate o pé no chão, o barulho é quase ensurdecedor.

Como jornalista, estive no CenturyLink Field em 2008, para acompanhar uma partida amistosa da seleção contra o Canadá. Infelizmente não pude experimentar o delírio sonoro provocado pelos fãs dos Seahawks, mas saí maravilhado com a beleza arquitetônica do estádio.

Esse vídeo abaixo da ESPN americana explica cientificamente porque o CenturyLink Field é o estádio mais barulhento do mundo. Confira:

Quer ver a NFL de perto? Clique aqui e confira os pacotes da liga mais rica do mundo no Turista FC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?