Pré-Jogo: Chelsea x Liverpool – Final da FA Cup

Champions League

Tudo que você precisa saber sobre esse jogão que vai rolar entre Liverpool e Chelsea, valendo o título da FA Cup, em Wembley!

No sábado (14/05), Chelsea e Liverpool se encontram para a realização da final da FA Cup, o torneio mais antigo do mundo. A saber, o jogo acontece no histórico Estádio de Wembley, na Inglaterra, às 12:45 (Horário de Brasília).

Como chegam as Equipes?

O Chelsea, 3° colocado da Premier League, após empatar com o rival Manchester United nesta quinta-feira (28), ainda tem três jogos de Premier League antes da final da FA Cup, onde busca garantir seu lugar no pódio atrás apenas de Liverpool e Man. City. A equipe não vem de uma sequência boa, é verdade, visto que nos últimos cinco jogos, venceu apenas dois, porém busca mudar o cenário e vencer para chegar confiante na disputa do título.

Por outro lado, o Liverpool vive um excelente momento. O time de Jurgen Klopp, atualmente, se encontra em 2° colocado na Premier League, com apenas 1 ponto de distância do líder Manchester City. Além disso, o time vem muito bem na Champions League, onde, na semifinal, venceu o Villarreal por 2 a 0, no jogo de ida. A equipe conta com uma boa fase eletrizante do trio de ataque Sadio Mané, Mohamed Salah e Luis Díaz. Desse modo, a torcida enxerga no trio de frente um caminho para conquistar títulos nesta temporada.

Retrospecto

No total, as equipes se enfrentaram 190 vezes – a grande maioria pelo Campeonato Inglês, claro. A saber, quem venceu mais foi o Liverpool, com 80 vitórias, e o Chelsea, por outro lado, venceu 65 vezes. Por fim, os times empataram em 45 oportunidades.

O último jogo entre as equipes foi em 27 de fevereiro de 2022, um empate em 0 a 0, com vitória do Liverpool nos pênaltis (10 a 11), pela Copa da Liga. Será que isso se repete na final?

O local do jogo

Do mesmo modo que fizemos com os outros tópicos, o estádio merece um lugar especial aqui. Wembley já foi casa de diversos jogos históricos, como a Final da Champions de 2011, entre Manchester United e Barcelona, a Final da Champions League de 2013, entre Borussia e Bayern, entre outros.

O estádio, além disso, já recebeu o maior público da história da Inglaterra em um único jogo. Foi na primeira final da FA Cup a ser realizada em Wembley, em 1923, em jogo entre Bolton Wanderers e West Ham. Segundo dados oficiais, o estádio recebeu 126.047 naquela ocasião. Fontes não oficiais afirmam que o público estava mais próximo de 300 mil devido aos fãs entrando. A multidão acabou se espalhando pelo gramado e, portanto, o jogo foi adiado em 45 minutos, enquanto a polícia limpava o local. Curioso isso, não?

E aí, gostou? Fale com nosso time de especialistas e saiba mais sobre o futebol europeu!

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre a temporada da NFL de 2022!