Futebol Americano: grandes histórias!

No artigo de hoje, separamos 5 grandes histórias do Futebol Americano para você conhecer mais sobre o esporte e seus momentos épicos!

Tom Brady

Tom Brady com o uniforme dos Bucs. Foto: Reprodução/Tampa Bay Buccaneers
Tom Brady com o uniforme dos Bucs, em sua chegada ao time. Foto: Reprodução/Tampa Bay Buccaneers

Não poderíamos começar de outra forma, né? A princípio, temos Tom Brady, o maior jogador da história do futebol americano, o maior campeão da história da NFL. Com 7 anéis (2001, 2003, 2004, 2014, 2016, 2018, 2020), tem mais títulos que qualquer outra franquia na liga. Além disso, o jogador foi eleito o MVP das finais em 5 oportunidades (2001, 2003, 2014, 2016, 2020) e MVP da temporada regular 3 vezes (2007, 2010, 2017). O jogador também esteve presente 15 vezes no Pro Bowl, o jogo das estrelas da NFL.

Nesse sentido, Brady é uma lenda do futebol americano e um dos maiores atletas da história dos esportes. O GOAT (sigla para Greatest of All Time – o melhor de todos os tempos) detem diversos recordes da NFL, porém um deles dificilmente será igualado. Estamos falando, claro, de vencer o Super Bowl em 3 décadas diferentes: três na década de 2000, três na década de 2010 e um em 2020. Desse modo, o único capaz de superar os recordes de Tom, é… ele mesmo. Em 2018, Brady era o quarterback mais velho a vencer um Super Bowl, até que, em 2020, ele mesmo quebrou esse recorde ao vencer com 43 anos. Lenda!

Maior público da história

Arquibancada cheia para o duelo entre Dallas Cowboys e Houston Oilers. Foto: Reprodução/NFL

Continuando na parte de recordes, temos o maior público da história da NFL. A saber, o jogo com maior público nos 100 anos da liga foi realizado em 15 de agosto de 1994, no México. Nesse sentido, mais de 112 mil pessoas lotaram o Estadio Azteca para ver o duelo entre Dallas Cowboys e Houston Oilers (hoje Tennessee Titans), em jogo de pré-temporada. O jogo, entretanto, foi frustrante e os Oilers venceram por 6 a 0. Porém, isso não foi um problema, visto que havia 16 anos que o país não recebia uma partida da liga.

Avançando no tempo, em 2 de outubro de 2005, Arizona Cardinals e San Francisco 49ers jogaram a primeira partida de temporada regular da história da NFL realizada fora dos Estados Unidos. Desse modo, o jogo quebrou o recorde de público da temporada regular, com 103 mil espectadores.

Jogos históricos

Super Bowl LI (2016)

Em 2016, tivemos um dos maiores jogos e a maior virada da história do Super Bowl. Matt Ryan, MVP da NFL, liderou os Falcons para o SB. Por outro lado, tínhamos Tom Brady com o New England Patriots, que tentava continuar a dinastia da franquia. O começo do jogo foi inacreditável e os Falcons abriram 28 a 3 no placar, se tornando os favoritos ao título – mas não dá para duvidar de Tom Brady! Desse modo, a virada veio e os Patriots venceram o Super Bowl, com Brady conquistando seu 5° título. Jogo épico!

Kansas City Chiefs x Los Angeles Rams

O único jogo de temporada regular na lista, mas que merece demais esse lugar. Estamos falando sobre o melhor jogo fora dos playoffs que a NFL já teve. A saber, a partida aconteceu em 2018, primeira temporada de Patrick Mahomes como titular e a ascensão do LA Rams. O placar foi 54 a 51, o que é a maior marca da história. O duelo, claro, percorreu o mundo no dia seguinte e até hoje gera lembranças em torcedores de ambas as franquias.

Super Bowl XLIX (2015)

O duelo entre Seattle Seahawks e Patriots teve, certamente, o final mais épico da história do Super Bowl. O título, mais uma vez, ficou com o New England Patriots de Tom Brady, porém foi decidido apenas nos segundos finais. O jogo foi repleto de momentos inesquecíveis e é considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos. A saber, o placar final do jogo foi 28 a 24 para o Patriots. Nessa ocasião, Tom Brady igualou o recorde de Joe Montana ao ganhar seu terceiro MVP das Finais.

Esse jogo foi tão marcante que permanece até hoje como o evento televisivo mais assistido da NBC e na história dos Estados Unidos. Portanto, se você ainda não viu, vale a pena!

Turista FC na NFL

Por fim, juntamente com Paulo Mancha, o Turista FC em breve irá lançar o pacote para o Super Bowl 2023 – que acontecerá no Arizona – e queremos você com a gente! Então fica ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: NBA Finals: Boston Celtics x Golden State Warriors