NBA Finals: Boston Celtics x Golden State Warriors

f

A NBA Finals chegou e os jogos entre Boston Celtics e Golden State Warriors prometem ser épicos – e o Turista FC te conta tudo sobre!

A FINAL

Boston Celtics

Boston Celtics - Logo

A princípio, como já havíamos falado em outro post, o Boston Celtics passou do Miami Heat na Final da Conferência Leste e garantiu seu lugar na Final da NBA. A franquia, nesse sentido, teve uma caminhada excelente nos playoffs. No primeiro round, varreu o supertime do Brooklyn Nets de Kevin Durant e Kyrie Irving. Logo após isso, eliminou o atual campeão Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo no Jogo 7, e, por fim, passou pelo Miami Heat, também no Jogo 7.

Desse modo, o destaque da equipe vai para o jovem Jayson Tatum, de 24 anos. O destaque do Celtics entrou para um seleto grupo de jogadores que chegaram a Final com média de 25 pontos, 5 assistências e 5 rebotes, antes dos 25 anos. A saber, o grupo é composto por Tatum, Dwayne Wade, LeBron James e Kobe Bryant. Tá bem acompanhado, não?

Golden State Warriors

Golden State Warriors - Logo

Por outro lado, temos o Golden State Warriors, time que dominou a NBA na metade da década passada. Desse modo, o time alcançou 6 finais em 8 anos – 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022.

O Golden State, nessa temporada, contou com a volta de Klay Thompson, peça chave para o funcionamento do time e um dos maiores arremessadores de todos os tempos. Com isso, o time se fortaleceu e buscou o 3° lugar da Conferência Oeste, coisa que não havia conseguido nas últimas temporadas, visto que em 2021 ficou em 9° e, em 2022, terminou na última colocação.

Assim como Tatum, Curry também segue fazendo história pelo seu time. Nesses playoffs, o armador conta com uma média de 26 pontos, 6 assistências e 5 rebotes. Para saber mais sobre o ressurgimento do Golden State Warriors e seu caminho até a Final da NBA, clique aqui e leia o post que fizemos sobre isso. Vale a pena!

NBA FINALS – 1964

NBA Finals de 1964 entre Warriors e Celtics.

Você pode estar se perguntando: o que a final de 1964 tem a ver com o tema do artigo? Bom, a saber, a Final da NBA de 1964 também foi entre Golden State Warriors e Boston Celtics.

A temporada de 1963-64 terminou com o encontro de Celtics e Golden na Final da NBA, os dois times que lideraram suas conferências na temporada. Desse modo, cada time contava com uma estrela – duas que dominavam a liga na época: Bill Russel e Wilt Chamberlain. Os dois jogadores já haviam sido escolhidos como MVP a essa altura. Russel, 4 vezes (57-58, 60-61, 61-62 e 63-64), enquanto Wilt apenas uma vez (59-60). O duelo entre os dois jogadores marcaram a década de 60 da NBA, com Bill ganhando 4 vezes e Chamberlain, 3. Isso na década de 60, claro. Ao todo, os dois ganharam 5 e 4, respectivamente.

A saber, o campeão da NBA nessa temporada foi o Boston Celtics, que venceu por 4 a 1 na série. Desse modo, esse foi o 7° título da franquia – nesse período, a equipe venceu 11 campeonatos de forma consecutiva, o que tornou Bill Russel o maior campeão da história da NBA, com 11 anéis.

Onde assistir?

Por fim, mas não menos importante, a Final da NBA de 2022 começa nesta quinta-feira (02), às 22h (horário de Brasília). Os jogos serão transmitidos pela Band, na TV aberta, e pela ESPN Brasil, na TV fechada. Além disso, a NBA League Pass também transmitirá as partidas da Final.

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Real Madrid domina a Europa – mais uma vez!