Catar: tudo sobre a sede da Copa do Mundo

Catar

Tudo sobre o Catar, país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022, a primeira no Oriente Médio! Vem com o Turista FC para saber tudo!

A princípio, a Copa do Mundo de 2022 será a vigésima segunda edição do torneio mais aguardado do mundo futebolístico, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição será realizada no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, e, nesse sentido, o Turista FC vem te contar diversas curiosidades sobre o país!

O país

O Catar – ou Qatar – é o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo, que será a última no formato atual, com 32 seleções. Além disso, é considerado o país mais rico do mundo e, em 2020, a população do país era de cerca de 2,8 milhões de habitantes.

Nesse sentido, a cultura do país se assemelha bastante com a de outros países árabes da região, com vestimentas típicas e diversos costumes. Entretanto, por conta da religião, existem algumas regras bem específicas, como, por exemplo, demonstração de afeto em público – algo que não é comum na região.

Pontos turísticos do Catar

The Pearl

A saber, The Pearl é uma ilha artificial, que fica em Doha – capital do Catar. É um dos projetos mais impressionantes do mundo e um dos maiores empreendimentos do Golfo Pérsico. No total, a ilha tem quase 14km², com diversos distritos, residências, hotéis (luxuosos) e, claro, diversas atrações turísticas para os visitantes.

O nome do local “The Pearl”, em português significa A Pérola. Entretanto, o nome não é por causa da ilha em si, mas sim por causa do local da construção, um dos principais pontos de busca de pérolas no país.

É praticamente impossível não amar as construções do local – que já recebeu vários prêmios. Um deles foi por sua marina, a maior do país, com um design insubstituível. Desse modo, é um dos locais que, certamente, você não pode deixar de fora do seu roteiro ao ir para o Catar!

Souq Waqif

Assim como “The Pearl”, o Souq Waqif é uma das atrações mais imperdíveis do Catar, sendo considerado por muitos como o coração cultural e social do país. A saber, Souqs são mercados tradicionais presentes na maioria das cidades árabes. O Sou Waqif, dessa maneira, é um antigo mercado onde os beduínos (grupo que habita os desertos do Oriente Médio e do Norte da África) traziam suas mercadorias – ovelhas, lãs, cabras – para trocar por itens especiais.

Nesse sentido, o Souq é um dos melhores lugares para fazer compras, pois tem de tudo, desde nozes e frutas secas até as roupas mais tradicionais da cultura local. Além disso, é um ótimo local para se habituar com a culinária do país, com restaurantes típicos e experiências únicas.

Mais um local imperdível para você adicionar ao seu roteiro!

Museu de Arte Islâmica

Por fim, temos o fantástico Museu de Arte Islâmica, em Doha, local que preserva e cuida muito da história da sua cultura. O conteúdo do museu conta com peças de diversas partes do mundo islâmico, com tapeçarias lindas, pinturas, porcelanas de séculos de história e diversas jóias. Nesse sentido, muitas das peças que estão expostas faziam parte da coleção particular da família Al Thani, governantes do Catar.

Assim como o Souq Waqif, esse destino vai te deixar por dentro da história do país e te fazer amar ainda mais a cultura do Catar. Além disso, a arquitetura do local é um de seus maiores destaques, deixando qualquer um boquiaberto.

Hotel da seleção brasileira no Catar

A CBF já escolheu a casa da Seleção Brasileira para o Mundial do Catar, o hotel Westin Doha Hotel & Spa, de categoria 5 estrelas no país. A saber, o hotel tem 264 quartos e 200 deles estarão reservados para a delegação brasileira, com direito a ala exclusiva. Além disso, o hotel ainda conta com uma praia artificial e uma piscina de ondas, que será de uso particular da seleção brasileira, juntamente com restaurantes, academia, spa e piscinas que fazem parte do complexo.

Do mesmo modo, a CBF também divulgou o centro de treinamentos do Brasil no Catar, o Estádio Grand Hamad – casa do Al Arabi no campeonato nacional.

A Copa do Mundo com o Turista FC

Segue o Hexa, Turista FC
Segue o Hexa com o Turista FC

A saber, nós já estivemos no Catar antes. Nossa viagem anterior aconteceu no Mundial de Clubes de 2021, acompanhando o Palmeiras, vencedor da Libertadores da América. Na oportunidade, o Turista FC esteve presente com diversos clientes para acompanhar a jornada do alviverde na competição. O time, entretanto, não venceu, mas chegou na Final contra o Chelsea e fez um jogaço!

Turista FC no Estádio Internacional Khalifa
Turista FC no Estádio Internacional Khalifa, em 2019.

Por fim, o Turista FC estará presente na Copa do Mundo de 2022! A nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram em diversos eventos esportivos, faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito se programar com antecedência e garantir de forma antecipada a experiência completa nos dias de jogo. Além disso, nossa equipe contará também com hospedagem em Doha, o que tornará sua experiência ainda melhor.

Desse modo, fique ligado nas nossas redes sociais do Turista FC para receber as informações completas em breve! Vamos rumo ao Hexa!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Palmeiras em 2022: um dos melhores times do mundo