As 5 maiores finais de Champions League da história

Champions League

Quais as 5 maiores finais de Champions League da história? Veja a lista completa do Turista FC e saiba tudo sobre a competição.

As maiores finais de Liga dos Campeões

No dia 10 de junho, Manchester City e Inter de Milão se enfrentam na final da Champions League de 2022/23 – 30 anos após a sua primeira final no formato atual, em 1992/93. Dessa maneira, para aquecer os motores, o Turista FC selecionou as 5 maiores finais de Liga dos Campeões da era moderna (sem ordem). Quer saber quais são? Veja a lista completa abaixo.

Bayern de Munique x Chelsea – 2011/12

A princípio, uma das finais mais emblemáticas e surpreendentes dos últimos anos: Bayern de Munique x Chelsea. A saber, o time alemão chegou como o grande favorito ao título, visto que estava jogando em Munique, contra um Chelsea que teve uma campanha frágil, com diversos problemas até a decisão. O jogo, no entanto, teve muito equilíbrio, com o Bayern abrindo o placar apenas aos 83 minutos. Logo após o gol da equipe alemã [cinco minutos], Drogba empatou de cabeça e levou o jogo à prorrogação, de forma heroica. O Bayern ainda teve a chance de matar a partida, com Robben, na prorrogação, mas o jogador perdeu o pênalti.

Por fim, a decisão foi para as cobranças de pênalti, onde o Chelsea conquistou sua primeira Champions League – de maneira épica.

Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid – 2013/14

Essa partida é um clássico exemplo de placar que engana. A final entre os rivais espanhóis foi uma das maiores de todos os tempos pelo seu roteiro e reviravolta. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Godín abriu o placar para o Atlético. E assim o jogo permaneceu, até os 48 minutos do segundo tempo. Quando o jogo já parecia definido, o Real Madrid ressurge, com Sergio Ramos, e empata a partida – levando para a prorrogação.

A partir daí, o cenário muda completamente. O time de Simeone sentiu o cansaço e viu o Real Madrid crescer na partida. Aos 5 do 2º tempo da prorrogação, Bale virou. Aos 13, Marcelo ampliou e, aos 15, de pênalti, Cristiano Ronaldo fechou o placar. Desse modo, o Real Madrid conquistou “La Décima”, de maneira inesquecível.

Barcelona 3 x 1 Juventus – 2014/15

A geração mágica do trio ‘MSN’ não poderia ficar de fora desta lista. Um dos times que mais encantou o mundo do futebol europeu neste século precisava ter, pelo menos, um título em seu currículo. E aconteceu. O time fez uma campanha mágica na Champions League, eliminando o Manchester City nas oitavas, o PSG nas quartas e o Bayern de Munique na semifinal – todos de maneira épica, com grandes atuações do trio. No entanto, o duelo na final, contra a Juventus, não foi fácil. Na verdade, foi complicado em alguns momentos.

O Barcelona abriu o placar com Rakitic, sofreu o empate com Morata e voltou a frente com Suárez. A Juve não se intimidou e pressionou até o último segundo de jogo, quando Neymar fez o terceiro gol, em um contra-ataque fulminante do time catalão. Certamente, um título para ficar na história.

Manchester United x Bayern de Munique – 1998/99

Possivelmente, a final com mais emoção [em um curto espaço de tempo] da história de uma edição de Champions League. Estamos falando do título do Manchester United em cima do Bayern de Munique, que, até os 46 do segundo tempo, estava praticamente garantindo o troféu.

O time alemão abriu o placar no primeiro tempo e segurou o resultado até os acréscimos, quando Teddy Sheringham, após bate-rebate em escanteio, desviou a finalização e empatou a partida. Dois minutos depois, outro jogador vindo do banco, Ole Gunnar Solksjaer, desviou a bola e fez o gol da virada e do título, aos 48 minutos do segundo tempo.

Liverpool x Milan – 2004/05

Por fim, o clássico e lendário Milagre de Istambul. Sem dúvidas, a maior final da história da Champions League e uma das maiores partidas da história do futebol. De um lado, o Milan espetacular de Dida, Kaká, Cafu, Seedorf, Pirlo, Nesta, Maldini, Shevchenko, etc. Por outro lado, o inesquecível Liverpool de Steven Gerrard.

Com apenas um minuto de jogo, o Milan já vencia e mostrava uma dominância extrema – e foi assim até o intervalo, quando o time italiano vencia por 3 a 0. Entretanto, na volta para o segundo tempo, o Liverpool, em menos de 15 minutos, empatou a partida e levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, tudo igual. Ou seja, a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, o destaque foi dos dois goleiros. Dos 10 pênaltis cobrados, apenas cinco entraram. Serginho isolou, Dudek pegou as de Pirlo e Shevchenko e, apesar de Dida ter defendido a de Riise, o Liverpool garantiu o título – o maior da história da Champions League, sem dúvidas.

Final da Champions League com Turista FC

A saber, o Turista FC estará presente na Final da Champions League 2022/23 – e queremos você conosco.

A nossa experiência atendendo a diversos clientes, amantes do futebol europeu, faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito se programar com antecedência e garantir de forma antecipada os ingressos para os grandes jogos! O mais importante para nós é, acima de tudo, proporcionar uma experiência épica aos nossos clientes.

Dessa maneira, a final Champions League de 2023 acontece no dia 10 de junho, em Istambul, Turquia – mesmo local da final entre Liverpool e Milan, citada anteriormente. No Brasil, o dia cai próximo ao feriado de Corpus Christi (8 de junho). Ou seja, é uma oportunidade única para estender sua estadia e aproveitar o feriado da melhor maneira possível: vendo a final do maior campeonato de clubes do mundo, a Champions League – com o Turista FC!

Adquira seu ingresso com o Turista FC

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Saiba como o Denver Nuggets chegou à Final da NBA