Libertadores: Fluminense é o campeão de 2023; saiba tudo

Fluminense - Libertadores

Tudo que você precisa saber sobre o 1° título do Fluminense na Libertadores da América, após vencer o Boca Juniors na prorrogação.

O Fluminense é campeão da Libertadores da América!

Neste sábado (4), o Fluminense venceu o Boca Juniors por 2 a 1, no Maracanã, com gols de Germán Cano – no primeiro tempo – e de John Kennedy – já na prorrogação. A saber, este é o primeiro título da Libertadores na história do Fluminense. A equipe chegou à final em 2008, mas perdeu para a LDU nos pênaltis.

A campanha até a Final

A princípio, o Fluminense estava no Grupo D, com River Plate, Sporting Cristal e The Strongest. Nesse sentido, a equipe fez uma campanha muito boa na fase de grupos e classificou-se em 1° lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas, em seis jogos. Portanto, confirmou o favoritismo na fase de grupos e chegou ao mata-mata confiante.

Nas oitavas de final, contra o Argentinos Juniors, o time teve um duelo difícil, visto que contou com expulsões na ida. No entanto, nos pés de Samuel Xavier, com gols importantes na ida e na volta, o tricolor carioca se classificou por 3 a 1 no plcar agregado e foi às quartas.

Logo após, nas quartas de final, enfrentou o Olimpia – que eliminou o rival Flamengo. Ou seja, era um time inferior, mas que não devia ser subestimado. Todavia, o Fluminense se saiu bem no confronto e venceu os dois jogos – dentro e fora de casa – e classificou por 5 a 1 no placar agregado.

Por fim, as semifinais. O duelo contra o Internacional foi o mais emocionante da caminhada até a final, sem dúvidas. O Fluminense teve o primeiro jogo em casa, mas não conseguiu vencer e empatou por 2 a 2 – com gol salvador de Cano no final da partida. No jogo de volta, foi uma verdadeira guerra dentro de campo; os dois times queriam a vaga na final acima de tudo e buscavam o gol a todo momento. No entanto, foi dos pés da joia da casa, John Kennedy, que saiu o gol decisivo para colocar o Fluminense na decisão após 15 anos. O tricolor venceu o jogo de volta por 2 a 1 e confirmou a vaga na final.

Como foi a final?

Na final, o técnico Fernando Diniz continuou com seu modelo conhecido de posse de bola e foi para cima do Boca Juniors desde o primeiro momento de jogo. O Fluminense, que estava atuando em casa, se sentia muito confortável para buscar o jogo e incomodar o adversário – principalmente pelos lados do campo, com Keno. O Boca, por outro lado, apostava nos contra-ataques, em um jogo reativo. E foi assim que conseguiram as melhores chances.

No entanto, apesar do time argentino chegar ao ataque em algumas vezes, o Fluminense, aos 35 minutos, abriu o placar com o artilheiro Germán Cano. Não poderia ser de outra pessoa. Este foi o 13° gol do camisa 14 na Libertadores; é o artilheiro isolado.

Com o Fluminense na vantagem, esperava-se mais gols e que o time conseguisse manter o jogo tranquilo. Entretanto, aos 26 minutos do segundo tempo, Advíncula chutou de esquerda e fez o gol de empate, sem chance para o goleiro Fábio. O jogo, assim, foi para a prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação – mais especificamente aos oito minutos – John Kennedy fez o gol da vitória. 2 a 1. Dessa maneira, o Fluminense conquista a América pela primeira vez de sua história e coloca seu nome entre os imortais do futebol sul-americano.

O Fluminense está no Mundial de Clubes?

Por fim, o Fluminense, após conquistar a América, classifica-se ao Mundial de Clubes de 2023, na Arábia Saudita. A equipe tricolor, nesse sentido, vai agora em busca do título mundial, contra o Al-Ittihad, de Karim Benzema, e o Manchester City, de Pep Guardiola – no maior duelo ideológico do futebol atual. Vai ser épico!

VIAJE COM A TURISTA FC

A princípio, por sermos amantes do futebol e dos esportes em geral, nosso objetivo é realizar os seus sonhos de viagens esportivas, utilizando todo o know-how da nossa equipe, estrutura tecnológica e os melhores acordos disponíveis, com fornecedores altamente especializados. Nesse sentido, além de experiências individuais, ofereceremos oportunidades de viagens em grupo para algumas das principais competições do mundo, estas com acompanhamento local.

Desse modo, fique ligado nas nossas mídias — InstagramTwitter e Blog — para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Um São-Paulino torcendo para o Fortaleza com o Turista FC