UEFA Champions League muda formato para 2024

Champions League, Turista FC

Uefa aprova mudança de formato para a Champions League em 2024. Isso e muito mais você fica sabendo aqui, no Turista FC!

Principais Mudanças na Champions

Sorteio das quartas de final da Champions definiu chaveamento do torneio -
Champions contará com novo formato a partir de 2024. Foto: Uefa/Divulgação

Agora é oficial: a Uefa aprovou nesta terça-feira (10) a mudança no formato da Champions League a partir da temporada 24/25. Desse modo, o critério para distribuição de vagas também mudou, visto que a competição contará com 36 clubes em sua fase inicial, e não apenas 32. Além disso, cada equipe disputará 8 jogos, e não 10, como pensado inicialmente. As mudanças, entretanto, só valem a partir da temporada 2024/25.

Por outro lado, ao invés de utilizar o tradicional critério de seu ranking de federações, a Uefa decidiu distribuir as vagas de outra maneira. Nesse sentido, apenas uma vaga está garantida para as federações TOP 5 do ranking: o terceiro colocado da liga que ocupa a quinta posição no ranking da Uefa, e nesse caso, quem receberia a vaga atualmente seria o Campeonato Francês.

Uma das vagas, entretanto, será reservada para uma equipe que veio através dos playoffs, o chamado “Caminho dos Campeões”. Desse modo, esse caminho passa a classificar cinco clubes para a fase inicial. As outras duas vagas, portanto, serão definidas de acordo com o desempenho de cada federação na edição anterior na Champions. Os dois países com a melhor média, nesse sentido, terão direito a lugares a mais. Nesse caso, se fosse feito atualmente, as vagas iriam para o Campeonato Inglês e Holandês.

Distribuição dos jogos

Revanche? Real Madrid e Liverpool se enfrentam pelas quartas de final da Champions League 2020/21.
Jogo entre Real Madrid e Liverpool, na Final da Champions da temporada 17/18. Foto: Ian MacNicol/Getty Images

Nesse sentido, a Uefa também modificou seu plano em relação aos jogos. A princípio, cada clube disputaria 10 partidas na fase da liga, porém, agora serão oito jogos para cada equipe antes do mata-mata. Nesse sentido, os clubes disputarão as partidas ao longo de 10 semanas (dois meses e meio), com uma semana exclusiva no calendário para as competições europeias.

Além disso, os jogos da temporada foram mantidos no meio de semana, para garantir o espaço do calendário das ligas e copas nacionais no continente.

Adeus, fase de grupos!

Sorteio dos grupos da Champions League
Sorteio da fase de grupos da Champions League de 2022. Foto: OZAN KOSE/AFP

A princípio, a Champions substituirá a tradicional fase de grupos, com oito chaves de quatro equipes, e adotará um modelo de liga – chamado de “modelo suíço”. Nesse sentido, cada time jogará oito partidas, quatro em casa e quatro fora, e, desse modo, os oito melhores classificados estão garantidos no mata-mata.

Por outro lado, os clubes que terminarem entre a 9ª e a 24ª posição encaram um playoff com oito vagas. Desse modo, os 16 clubes que chegam às oitavas de final, disputam o mata-mata no modelo tradicional dos últimos anos, com jogo de ida e de volta, com a final em jogo único.

Por fim, a Uefa anunciou que as mudanças também serão aplicadas à Europa League – com oito jogos na fase inicial – e na Conference League, que terá seis partidas nas fase da liga. Além disso, ambas também contarão com 36 clubes.

Final da Champions em Paris em 2022

Final Champions League, por Turista FC

A final da Champions League de 2022, em Paris, está cada vez mais próxima e você não pode ficar de fora dessa! A saber, fizemos um post especial sobre essa final, contando tudo para você – desde o duelo entre Real Madrid e Liverpool até os outros eventos que irão ocorrer no mesmo período, na França. Clique aqui para ver, vale muito a pena!

Nesse sentido, também preparamos um post falando especificamente sobre Paris, a sede da final, e o porquê você não pode perder a oportunidade de conhecer a Cidade Luz e seus encantos. Clique aqui para ler o artigo.

Final em Istambul em 2023

Estádio Olímpico de Atatürk volta a receber uma final de Liga dos Campeões depois de 18 anos. Foto: Divulgação

A princípio, você deve estar se perguntando o motivo de já estarmos falando disso, né? Bom, é simples: o Turista FC também irá à Istambul para a Final da Champions de 2023. Desse modo, o palco da final será o Estádio Olímpico Atatürk, local que foi inicialmente escolhido para hospedar a final de 2020, porém devido a pandemia, o jogo foi transferido para Lisboa, em Portugal.

Além disso, a cidade já foi palco de uma das melhores finais de Champions League da história: a partida entre Liverpool e Milan, quando as equipes protagonizaram o “Milagre de Istambul“, em virada épica e título do clube inglês.

Por fim, nos antecipamos e já estamos trabalhando para lançar o pacote da Final da Champions League de 2023. Então não perde tempo e fica ligado no Turista FC para não perder nenhuma novidade!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Atlético-MG: em busca da Libertadores