NFL e o crescimento do Futebol Americano no Brasil

Crescimento da NFL

A NFL e o futebol americano vem crescendo muito no Brasil e, pensando nisso, o Turista veio aqui para falar tudo sobre isso para você!

NFL no Brasil

O começo

Walter Silva, narrador das primeiras transmissões da NFL no Brasil.

A princípio, a primeira transmissão televisiva de futebol americano no Brasil e na América do Sul ocorreu em 1969, na extinta TV Tupi. As transmissões, entretanto, não eram ao vivo, pois o canal recebia a gravação da CBS, emissora norte-americana, e eram transmitidas com narração de Walter Silva. Posteriormente, o esporte só voltou a ser televisionado na década de 80, pela Rede Bandeirantes. Porém, a partir desse momento, os jogos já eram ao vivo, narrados pelo Luciano do Valle, que também participava das transmissões da NBA.

O crescimento

Opinião: Sem Luciano do Valle, não existiriam tantas paixões esportivas  além do futebol | Playmaker Brasil
Luciano do Valle, narrador da NFL nos anos 80 e 90, na Rede Bandeirantes.

Desse modo, após as transmissões dos anos 80, e com a ESPN Brasil transmitindo os jogos da NFL desde a temporada 1992, o esporte começou a ficar popular entre os brasileiros. Segundo dados do Ibope, a média de público da temporada 2013 da NFL foi de 123 mil pessoas, tendo um crescimento de 132% em relação a anterior. Por fim, em 2016, a transmissão do Super Bowl em 2016 contou com 62% dos televisores ligados no horário do evento, de acordo com dados divulgados pela ESPN Brasil.

Cenário Atual

Detentora dos direitos da NFL no Brasil, ESPN transmitirá mais de 140  partidas em temporada inédita da Liga
Equipe da ESPN Brasil em 2018 para as transmissões da NFL – incluindo nosso parceiro Paulo Mancha. Foto: Divulgação/ESPN

O cenário atual, a princípio, é um dos melhores para o fã do esporte americano, visto que o acesso ao esporte está bem mais fácil, uma vez que temos praticamente todas as informações e transmissões na palma da nossa mão. Segundo dados do Sponsorlink, o número de brasileiros que se declaram fãs de futebol americano passou de 15,2 milhões, em 2016, para 33 milhões, em 2021 – crescimento de 117% nos últimos 5 anos.

Além disso, o fã brasileiro aguarda ansiosamente a oportunidade de assistir um jogo de NFL em solo brasileiro. Para a temporada de 2022, a NFL anunciou diversos jogos internacionais – que, inclusive já falamos sobre aqui – e o torcedor brasileiro, desse modo, ficou na expectativa de que o Brasil possa ser um dos próximos destinos da liga.

O crescimento do futebol americano no brasil

Assim como a NFL, a prática do futebol americano vem crescendo cada vez mais no Brasil. A saber, em 2021, já contavamos com mais de 400 times federados e pelo menos 17 mil atletas para disputar jogos no país. Com isso, podemos perceber que o mercado nacional possui volume suficiente para realizar campeonatos que possam preencher o calendário.

Se voltarmos um pouco, em 2000, surgiu o Carioca Bowl, disputa entre times cariocas de futebol americano de areia. Desse modo, em novembro de 2007, ocorreu o primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futebol Americano. O Brasil Onças foi derrotado pelo Uruguai por 20 a 14, em Montevidéu. Em 2016, entretanto, a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) publicou uma nota sobre a unificação das equipes em um único torneio, a Superliga Nacional de Futebol Americano. Desse modo, a primeira edição registrou mais de 64 mil pessoas nos estádios durante a competição.

Turista FC no Super Bowl

Grupo do Turista FC em viagem para o Super Bowl 54 em 2020.

Por fim, o Turista FC já esteve no Super Bowl – no caso, o 54, em 2020 – com a presença ilustre de um dos maiores especialistas em NFL do Brasil: o jornalista Paulo Mancha. Para saber mais sobre essa experiência e parceria, clique aqui e leia nosso artigo onde falamos detalhadamente sobre isso!

Super bowl 2023

Apostas futuras do Super Bowl 2023 da NFL - ScoresAndStats.com/PT
Super Bowl 2023 será realizado no Arizona. Foto: Reprodução

A saber, o Turista FC em breve lançará o pacote para o Super Bowl de 2023, que acontecerá no Arizona e queremos você com a gente! Nos acompanhe nas redes sociais – Twitter, Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização e ficar por dentro de tudo!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Turista FC e Paulo Mancha: Viajando por esporte