Tudo sobre o Draft da NBA 2022

NBA

O NBA Draft passou e nós, do Turista FC, separamos as 5 primeiras escolhas para te mostrar quais jogadores podem ser o futuro da liga!

1 – Paolo Banchero

A princípio, temos Paolo Banchero, ala-pivô de 19 anos que foi a primeira escolha do NBA Draft de 2022. O Orlando Magic selecionou o jogador que, na última temporada, teve média de 17,2 pontos, 7,8 rebotes e 3,2 assistências por jogo. Além disso, conta também conta com 47,8% nos arremessos de quadra, 33,8% nas bolas de três pontos e 72,9% em lances livres.

Pontos fortes

Nesse sentido, o jogador tem como ponto forte ser um pontuador nato, com facilidade para criar seu arremesso em situação de um contra um, tanto de frente quanto de costas para a cesta. Paolo ainda conta com um trabalho de pés incrível e mostra muita força e equilíbrio em giros para ambos os lados. Desse modo, o físico é uma característica de seu jogo, visto que o jogador gosta do jogo de contato, o que o permite ir para a linha do lance livre com certa frequência.

Pontos fracos

Por outro lado, como pontos negativos, podemos citar a sua proteção de aro de pouco impacto em seus anos anteriores. Além disso, sua envergadura, junto com explosão e verticalidade limitam seu desenvolvimento na defesa. Desse modo, Paolo precisará de foco máximo para não ser visto como o ponto fraco a ser explorado no time. Por fim, o jogador em diversos momentos retém a bola e segura o jogo, o que mostra que precisará evoluir seu estilo de jogo para um sistema mais coletivo na NBA.

Entretanto, apesar dos pontos fracos, o futuro tende a ser brilhante para Paolo Banchero. É, certamente, um jogador para ficarmos de olho!

2 – Chet Holmgren

Visto por muitos como o melhor nome da classe de 2022, Chet Holmgren, ala-pivô de 20 anos, foi a segunda escolha do NBA Draft, selecionado pelo Oklahoma City Thunder. O jogador, nesse sentido, contou com 14,1 pontos, 9,9 rebotes e 1,9 assistências por jogo. Além disso, teve 60,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 39% nas bolas de três e 71,7% nos lances livres.

Pontos fortes

O jogador tem como ponto forte a proteção de aro de elite, visto que possui uma envergadura fenomenal, junto com um tempo de bola impecável e mais atributos fortes, como a agilidade e mudança de direção. Do mesmo modo, temos seu controle de bola, que, para sua altura, é surpreendente. Essa característica o transforma em um jogador perigoso em transição, que consegue ir de uma ponta a outra da quadra com muita segurança. Por fim, é um ótimo finalizador ao redor do aro e um bom passador, com uma ótima leitura de jogadas, sempre priorizando a simplicidade.

Pontos fracos

Por outro lado, como principal ponto negativo, temos seu físico. É um jogador esguio, o que faz com que Chet não se aproxime tanto assim do chão o suficiente e, desse modo, acaba cedendo espaço para arremessos ao acompanhar trocas de direção. Apesar de ser um bom reboteiro, o jogador não possui força o suficiente, e é inevitável que se torne o elo fraco nesse sentido. O físico de Chet irá evoluir, mas até lá, podemos esperar um jogador com limitações consideráveis nesse sentido.

Porém, nada disso impede que Holmgren venha a ser um dos melhores jogadores da NBA num futuro próximo, visto que muitos o comparam com o lendário Kevin Durant.

3 – Jabari Smith

Como terceira escolha no Draft da NBA, temos Jabari Smith, selecionado pelo Houston Rockets. O ala-pivô de 19 anos, na última temporada, teve média de 16,9 pontos, 7,4 rebotes e 2,0 assistências por jogo. Além disso, teve 42,9% nos arremessos de quadra, 42% nas bolas de três pontos e 79,9% na linha do lance livre.

Pontos fortes

Nesse sentido, como ponto forte do jogador, podemos citar sua habilidade de espaçar bem a quadra e chamar atenção na defesa, sendo assim, um dos jogadores mais completos até agora. No ataque, o jogador é um excelente arremessador, com 48% nas bolas de três pontos em transição, ou seja, letal. Desse modo, sua versatilidade no ataque chama atenção, pois o jogador consegue pontuar de várias formas, criar o própio arremesso e, ao longo da temporada, melhorou seu controle de bola, o que aumentou sua eficiência nos arremessos. Na defesa, entretanto, não é um defensor de elite, mas consegue ajudar a equipe sempre que preciso, pois sabe se posicionar em quadra e utiliza muito bem sua envergadura.

Pontos fracos

Porém, como pontos negativos, podemos citar a força física de Jabari, que certamente é algo a ser melhorado para ser um ótimo protetor de aro. Além disso, o jogador precisa evoluir como passador, visto que possui dificuldade de envolver seus companheiros no ataque. Por fim, a tomada de decisão do jogador também merece ser citada como algo a ser melhorado, pois em diversos casos, Smith prefere driblar ou forçar um arremesso ao passar a bola. Isso explica o seu número de turnovers (1,9) ser praticamente idêntico ao de assistências (2,0).

Apesar dos pontos fracos, Jabari tem potencial para se firmar na NBA e ser um jogador de alto nível com o passar do tempo.

4 – Keegan Murray

Na quarta posição do NBA Draft de 2022, temos Keegan Murray, ala-pivô de 21 anos, selecionado pelo Sacramento Kings. O jogador teve ótimos números na última temporada, com média de 23,5 pontos, 8,7 rebotes e 1,5 assistência por jogo. Além disso, contou com 55,4% nos arremessos de quadra, 39,8% nas bolas de três e 74,7% nos lances livres.

Pontos fortes

Nesse sentido, pode-se perceber que um dos pontos fortes do jogador é sua produtividade no ataque, o que lhe rendeu uma escolha unânime para o quinteto ideal de 2021/22, além de ser eleito o melhor ala-pivô do basquete universitário. Murray é versátil e habilidoso no ataque, o que faz dele um jogador perigoso em transição, mesmo não sendo muito atlético. Desse modo, outro ponto a ser destacado é seu excelente trabalho de pés, junto com sua maneira de atacar os espaços vazios. Portanto, o jogador é uma excelente opção no ataque, visto que não precisa da bola por tanto tempo em suas mãos para ser efetivo. Além disso, é um defensor sólido e conta com uma ótima capacidade de pegar rebotes; é atento, sabe se posicionar e entende o jogo.

Pontos fracos

Entretanto, como pontos fracos, podemos destacar sua falta de atleticismo e explosão, o que pode impactar sua chegada na NBA. Nesse sentido, no College, era a estrela do time, o que provavelmente não irá acontecer em sua chegada na liga, o que vai levar um tempo de adaptação. Outro ponto a ser citado como fraqueza, é o passe, visto que, logo quando recebe a bola, já busca finalizar – mesmo que tenha dobra.

Apesar dos pontos negativos, o jogador é uma ótima opção e, certamente, irá chamar atenção nos próximos anos.

5 – Jaden Ivey

Por fim, mas não menos importante, temos o ala-armador de 20 anos Jaden Ivey, selecionado pelo Detroit Pistons. O jogador contou com médias de 17,3 pontos, 4,9 rebotes e 3,1 assistências por jogo, na última temporada. Além disso, teve 46% nos arremessos de quadra, 35,8% nas bolas de três e 74,4% na linha do lance livre.

Pontos fortes

Como pontos fortes, podemos citar seu jogo como um todo. O jogador é completo e, certamente, será um dos nomes mais falados nos próximos anos em sua posição. Nesse sentido, é um excelente finalizador, com um vasto leque de bandejas e capacidade de criar e absorver contato ao redor do aro. Além disso, ainda conta com uma habilidade de ir de ‘0 a 100’ e um ótimo controle de bola, características que o permitem chegar ao aro com muita frequência. Sua evolução como arremessador mostra que poderá ser uma ameaça em arremessos de meia distância, além de ser muito bom em transição. Mas se você acha que o jogador se destaca somente no ataque, você está errado. Ivey possui físico e atleticismo suficiente para se tornar um ótimo reboteiro, possuindo todas as características físicas para se tornar um defensor de impacto na NBA.

Pontos fracos

Entretanto, como ponto negativo, podemos citar a evolução do jogador – principalmente na defesa. Como citamos, ele possui as ferramentas físicas para se tornar um ótimo defensor, mas ainda não se consolidou nesse sentido. Além disso, ainda erra em algumas tomadas de decisão e seu arremesso é inconstante em termos de mecânica, junto com sua falta de equilíbrio e trabalho ruim de pés. Por fim, ainda está buscando se consolidar como passador, pois ainda não é visto como um armador natural.

Porém, mesmo com os pontos fracos citados, vale a pena ficar de olho em Jaden Ivey – um dos jogadores mais promissores para sua posição.

Outras escolhas do NBA DRAFT 2022

E aí, o que achou das 5 primeiras escolhas? Desse modo, para saber mais sobre o NBA Draft de 2022, recomendamos clicar aqui e ver todos os escolhidos – tanto no primeiro quanto no segundo round. Além disso, já fizemos um post sobre Gui Santos – o brasileiro selecionado pelo Golden State Warriors. Clique aqui para ler!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: NFL: abertura da temporada e jogos internacionais