Copa do Mundo 2030: Conmebol lança candidatura

Copa do Mundo

Tudo que você precisa saber sobre o lançamento de candidatura de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai para a Copa do Mundo de 2030.

Copa do Mundo na América do Sul

A princípio, com a Copa do Mundo de 2022 e 2026 já com sedes definidas, o Mundial de 2030 virou o alvo das grandes nações que querem sediar a competição. Nesse sentido, quatro países sul-americanos lançaram candidatura conjunta para o torneio. Desse modo, as Federações de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai se reuniram em Montevidéu para discutir os próximos passos.

A saber, o lançamento foi realizado no Estádio Centenário de Montevidéu, palco da maioria dos jogos da Copa do Mundo de 1930 – o primeiro mundial da história. O estádio recebeu as partidas da semifinal e da final, vencida pelos donos da casa.

Desse modo, o presidente do país, Luis Lacalle Pou estava presente no estádio, junto com diversas figuras políticas e esportivas. A candidatura estava sendo planejada desde 2017, com a união entre Argentina e Uruguai, mas Chile e Paraguai se juntaram ao bloco, com apoio da Conmebol.

“Este é o sonho de um continente. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não disputar, porque vão haver mais mundiais, porém é apenas uma vez que se completa 100 anos. Em uma ocasião como essa, é preciso voltar para casa. Acreditamos que o motivo seja mais que o suficiente para que a Fifa aceite esta como uma só candidatura.” – afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

As edições na América do Sul

Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Foto: Reprodução
Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Foto: Reprodução

A saber, após a estreia no Uruguai, a Copa do Mundo teve mais quatro edições na América do Sul – inclusive duas no Brasil. Veja abaixo a lista:

  • Brasil – 1950 (Uruguai campeão) e 2014 (Alemanha campeã)
  • Chile – 1962 (Brasil campeão)
  • Argentina – 1978 (Argentina campeã)

Portanto, entre os países da candidatura conjunta, o Paraguai é o único que nunca recebeu o evento.

Quando a Fifa irá anunciar o país sede?

Apesar da movimentação antecipada, a Fifa deverá definir a sede da Copa de 2030 apenas em 2024. No entanto, a proposta sul-americana deve ter concorrência, visto que em junho de 2021, Portugal e Espanha também se lançaram juntos para sediar a edição centenária. Além disso, Reino Unido e Irlanda cogitaram a candidatura, porém recuaram, assim como Marrocos e Israel.

A saber, o Mundial de 2030 não será o primeiro a ser realizado em conjunto, pois a Copa de 2026 será realizada conjuntamente por México, Canadá e Estados Unidos. Desse modo, para saber mais sobre a fortificação do futebol norte-americano e a preparação para o Mundial, clique aqui e leia nosso post sobre isso.

Além disso, para saber mais sobre a candidatura de Espanha e Portugal, clique aqui, pois também já falamos sobre isso.

Mundial de 2022 com o Turista FC

Copa do Mundo - Turista FC
Copa do Mundo com o Turista FC

Por fim, o Turista FC estará presente na Copa do Mundo de 2022! A nossa experiência atendendo a diversos clientes que estiveram em diversos eventos esportivos, faz com que tenhamos absoluta certeza que vale muito se programar com antecedência e garantir de forma antecipada a experiência completa nos dias de jogo. Além disso, nossa equipe contará também com hospedagem em Doha, o que tornará sua experiência ainda melhor.

Desse modo, fique ligado nas nossas redes sociais do Turista FC para receber as informações completas em breve! Vamos rumo ao Hexa!

Fique ligado nas nossas mídias – InstagramTwitter e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?

Leia também: Libertadores: os próximos jogos das quartas de final